Sindirepa Toledo 25 anos
Planejamento estratégico - 14/01/2015

Dicas para definir um novo planejamento estratégico para sua empresa

Aproveite o início do ano para rever metas e objetivos

Começo de ano é sempre época de renovação. Se você está sentindo que sua empresa não anda como você gostaria, que tal providenciar um planejamento estratégico para dar uma guinada em seus negócios? O objetivo do planejamento é definir uma direção para a empresa e o processo de definição é tão importante quanto o plano. É um momento de reflexão, discussão e avaliação de forças e fraquezas, de oportunidades de mercado e da concorrência, de elaboração de planos e definição de objetivos e metas.

Cada caso é um caso, uma vez que cada empresa é uma empresa. Definir a direção não é o suficiente, já que a estratégia tem que ser traduzida em planos e projetos específicos. Em cada caso é necessário definir:

• Os objetivos que devem ser atingidos por cada estratégia, preferencialmente de forma quantitativa;
  • Como esses objetivos serão atingidos, quais as ações requeridas para isso;
  • Quais são os recursos necessários para implantar cada estratégia – humanos, financeiros, tecnológicos etc;
  • Os obstáculos que devem ser superados;
  • As responsabilidades e prazos – quem fará o que e até quando;
  • O retorno esperado sobre o investimento.

Quando se trata de uma empresa que necessita de uma matéria-prima mais difícil de se conseguir, como uma empresa produtora de celulose, por exemplo – em que sete anos são necessários para implantar uma floresta e disponibilizar matéria-prima e três a quatro anos são precisos para planejar, projetar e construir uma fábrica –, o plano precisará ser, necessariamente, de longo prazo.

É um negócio altamente intensivo, o que faz com que o retorno sobre o investimento dependa exclusivamente do timing de implantação do empreendimento e até mesmo de um bom planejamento, que considere os cenários de oferta e demanda de longo prazo.

Já quando se trata de uma startup de tecnologia, por exemplo, para o lançamento de um novo serviço ou produto com tecnologia inovadora, o planejamento será mais simples pela própria falta de elementos que detalhem um horizonte de maior duração.

Mesmo assim, os cenários são normalmente desenhados a longo prazo, procurando definir como o novo serviço ou produto estará competindo no mercado e quais vantagens competitivas sustentáveis a tecnologia terá no futuro, por exemplo. Porém, sabemos que é muito mais difícil detalhar de forma concreta estratégias específicas de maior prazo. Assim, o plano será mais dinâmico e precisará ser revisado e renovado com maior frequência e sempre que surjam novos fatores importantes.

Fonte: Negócio Certo - SEBRAE

Comentários - Deixe seu comentário

por arnaldo - Domingo, 24 de Maio de 2015 - 15:52:24 - Comentar

criando um sketch para aumentar renda de empresas