Sindirepa Toledo 25 anos
23/08/2013

Tecnologia deve atender necessidade da empresa

Sistemas que visam facilitar trabalho e otimizar operações devem se adaptar ao porte e ramo de atuação das empresas.

O grande número de demandas dentro de uma empresa, aliadas ao crescimento da troca de informações e armazenamento de dados, faz com que atualmente quase todos os segmentos busquem realizar investimentos em tecnologia. Entretanto, é preciso ser criterioso no momento da escolha, para que a solução atenda as necessidades de cada empresa, levando em conta tamanho, atuação e segmentação de cada uma.

Um importante passo na adoção de uma solução de tecnologia da informação é a escolha do software. Essa decisão irá determinar todo o andamento do uso no dia a dia empresarial e por isso a seleção deve ser bem pensada. De acordo com Roberto Clementi, diretor de operações da Sofhar Gestão&Tecnologia, é importante que esse processo seja acompanhado por um fornecedor experiente, para que ele possa orientar a escolha e abrir o leque de possibilidades de uso das ferramentas. “A escolha da tecnologia depende de vários fatores, como por exemplo: Infraestrutura atual da empresa, qual a área de atuação. É preciso entender qual é a necessidade desta empresa para então sugerir as opções de mercado”, explica.

Entre os itens que devem ser levados em conta no processo de decisão por uma solução está a possibilidade de customização da ferramenta. Mesmo soluções de grandes companhias, como Microsoft, podem ser adaptadas à necessidade de cada empresa. “Um CRM, por exemplo, faz o papel de gerenciar o relacionamento com os clientes, mas para cada segmento de atuação é possível realizar customizações que deixem o sistema funcional e útil”, aponta Clementi.

Outro ponto importante a ser levado em conta é a questão de acompanhamento do funcionamento das ferramentas após a instalação na empresa. Ao escolher um fornecedor de tecnologia e adequá-la às necessidades do negócio, é preciso ter um suporte para manutenção no sistema, além da promoção de melhorias constantes e atualizações entre os usuários. Todos os dias surgem novas adaptações, ligadas à segurança e utilização, por exemplo.

A mensuração de resultados e geração de relatórios é outro ponto que deve ser levado em conta. Isso porque é importante que o sistema traga dados aos usuários que possam contribuir com a melhoria das atividades e com isso, estabelecer uma geração de resultados maior. “Com os dados gerados, em qualquer solução utilizada, é possível visualizar erros, potencializar acertos, traçar estratégias, tomar decisões, estabelecer comparações e assim fortalecer o negócio”, sentencia.

Diante do crescimento do uso dos dispositivos móveis nas organizações também é preciso uma atenção especial das companhias nesse sentido, para a ampliação dos pontos de uso e a facilidade de acesso. O mesmo ocorre com o modelo de uso na nuvem, sendo público, privado ou híbrido, que vai permitir uma mobilidade dos usuários.