Sindirepa Toledo 25 anos
Sindirepa Toledo 25 anos
23/08/2013

Tecnologia deve atender necessidade da empresa

Sistemas que visam facilitar trabalho e otimizar operações devem se adaptar ao porte e ramo de atuação das empresas.

O grande número de demandas dentro de uma empresa, aliadas ao crescimento da troca de informações e armazenamento de dados, faz com que atualmente quase todos os segmentos busquem realizar investimentos em tecnologia. Entretanto, é preciso ser criterioso no momento da escolha, para que a solução atenda as necessidades de cada empresa, levando em conta tamanho, atuação e segmentação de cada uma.

Um importante passo na adoção de uma solução de tecnologia da informação é a escolha do software. Essa decisão irá determinar todo o andamento do uso no dia a dia empresarial e por isso a seleção deve ser bem pensada. De acordo com Roberto Clementi, diretor de operações da Sofhar Gestão&Tecnologia, é importante que esse processo seja acompanhado por um fornecedor experiente, para que ele possa orientar a escolha e abrir o leque de possibilidades de uso das ferramentas. “A escolha da tecnologia depende de vários fatores, como por exemplo: Infraestrutura atual da empresa, qual a área de atuação. É preciso entender qual é a necessidade desta empresa para então sugerir as opções de mercado”, explica.

Entre os itens que devem ser levados em conta no processo de decisão por uma solução está a possibilidade de customização da ferramenta. Mesmo soluções de grandes companhias, como Microsoft, podem ser adaptadas à necessidade de cada empresa. “Um CRM, por exemplo, faz o papel de gerenciar o relacionamento com os clientes, mas para cada segmento de atuação é possível realizar customizações que deixem o sistema funcional e útil”, aponta Clementi.

Outro ponto importante a ser levado em conta é a questão de acompanhamento do funcionamento das ferramentas após a instalação na empresa. Ao escolher um fornecedor de tecnologia e adequá-la às necessidades do negócio, é preciso ter um suporte para manutenção no sistema, além da promoção de melhorias constantes e atualizações entre os usuários. Todos os dias surgem novas adaptações, ligadas à segurança e utilização, por exemplo.

A mensuração de resultados e geração de relatórios é outro ponto que deve ser levado em conta. Isso porque é importante que o sistema traga dados aos usuários que possam contribuir com a melhoria das atividades e com isso, estabelecer uma geração de resultados maior. “Com os dados gerados, em qualquer solução utilizada, é possível visualizar erros, potencializar acertos, traçar estratégias, tomar decisões, estabelecer comparações e assim fortalecer o negócio”, sentencia.

Diante do crescimento do uso dos dispositivos móveis nas organizações também é preciso uma atenção especial das companhias nesse sentido, para a ampliação dos pontos de uso e a facilidade de acesso. O mesmo ocorre com o modelo de uso na nuvem, sendo público, privado ou híbrido, que vai permitir uma mobilidade dos usuários.

Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail