Sindirepa Toledo 25 anos
Meio Ambiente - 16/05/2013

Sindirepas debatem logística reversa

Representantes do setor apresentam agenda à Sema no dia 5 de junho

O Sindirepa Toledo está participando de reuniões para tratar de logística reversa junto a todos os Sindirepas do estado, exceto os de Londrina e Foz do Iguaçu. No dia 7 de maio, a Fiep realizou uma videoconferência em Curitiba, comandada pelos analistas da área de Fomento e Desenvolvimento da Federação, Marcelo Alves, Cláudia Martins e Jerri Adriani Chequin.

Uma parte mais técnica da logística foi apresentada pelo consultor de negócios do Senai, Carlos Edson Waltrick, que mostrou como vai funcionar o processo e os motivos para a aplicação, além de apresentar um fluxograma. As apresentações mostraram o lixo que o setor gera e a logística de retorno ao fabricante, como vai funcionar no Paraná e em que estágio a logística reversa já está aplicada no Estado.

Esta é uma fase de alinhamento para que no dia 5 de junho os Sindirepas apresentem uma agenda conjunta para a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). “A metodologia já está sendo desenvolvida e os setores estão se interligando e mobilizando para buscar as melhores formas de atender a legislação nacional”, diz Chequin.

Segundo ele, o papel da Fiep está sendo ajudar na elaboração de uma metodologia, gerando aproximação com o Governo do Estado. “A Federação está mobilizando, orientando e traçando um plano de trabalho e cada indústria tem a responsabilidade pela implantação”, conclui.

Ele acrescenta que é importante que as indústrias paranaenses entrem em contato com seus sindicatos, repassando suas dúvidas, preocupações e ações que deram certo. “Dividir experiências pode ajudar muito”, afirma.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail