Sindirepa Toledo 25 anos
Fique atento - 27/03/2013

Organização nas oficinas faz a diferença

Aplicar algumas melhorias no ambiente de trabalho ajuda no crescimento das empresas

Um bom atendimento ao cliente é essencial, e as oficinas que realizam um bom trabalho estão em vantagem. Medidas simples como arrumar e organizar as ferramentas de trabalho em local apropriado, uma boa relação com fornecedores e a responsabilidade são exemplos de melhorias que ao serem adotadas melhoram a produtividade da empresa, e consequentemente agradam os clientes.

Confira algumas dicas valiosas de como arrumar a oficina e descubra os benefícios que isso pode trazer para o ambiente de trabalho:

- Bom atendimento é fundamental

O atendimento ao cliente é a porta de entrada ou o cartão de visita de qualquer estabelecimento.Algumas regras básicas no momento em que recebe o veículo são importantes, como possuir um cadastro da entrada do veículo até sua entrega. Outro ponto fundamental é em relação aos prazos. É importante que o profissional de reparação cumpra a data estabelecida. Entregar o veículo em bom estado é obrigação do profissional, pois uma boa impressão torna mais fácil a fidelização do cliente.

- Instalações

Um ambiente limpo e organizado, além de melhorar a qualidade do serviço, também beneficia a imagem da empresa. Todo cliente quer ver seu veículo sendo bem cuidado num local adequado. Outro ponto que deve ser levado em conta é em relação à separação de resíduos na oficina. Implantar a separação e promover o descarte correto de peças e de outros materiais considerados lixo na reparação é essencial. Os equipamentos do centro automotivo também precisam receber manutenção preventiva.

- Responsabilidade

A responsabilidade social e ambiental é essencial e não pode faltar no trabalho dos profissionais de reparação. Devido às novas leis cada vez mais rígidas, os cuidados com o meio ambiente devem se tornar uma prática constante dentro da oficina. Ter uma coleta seletiva de lixo, armazenar corretamente e reciclar óleos lubrificantes, são exemplos de cuidados que os mecânicos devem ter. E lembre-se: o descarte de óleos e resíduos deve ter a destinação certa feita por empresas credenciadas.

- Investir em treinamento

O treinamento dos funcionários é tão importante quanto a aquisição de bons equipamentos. É importante manter a equipe treinada e atualizada disponibilizando conhecimento técnico e incentivando a busca de informação nos meios de comunicação e nas escolas especializadas.

- Pesquisa com clientes

A pesquisa de satisfação é uma boa opção para saber se o cliente está satisfeito com os serviços prestados pela oficina. Por mais que seja um desagrado, todas as empresas estão sujeitas a receber críticas, e a pesquisa serve para medir o padrão de qualidade do serviço prestado, bem como sentir de que forma os clientes avaliam os processos e serviços.

*Fonte: O Mecânico

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail