Sindirepa Toledo 25 anos
Sindirepa Toledo 25 anos
Conscientização - 13/03/2013

Profissional de reparação tem papel importante na hora da revisão

Orientar o cliente sobre o funcionamento do sistema e sua importância no veículo é necessário e pode ajudar a evitar acidentes

A revisão no veículo é necessária para garantir a segurança dos ocupantes e evitar possíveis acidentes, no entanto, há ainda quem pense que algumas peças precisam chegar ao limite para serem trocadas. Essa ideia é um erro e é também papel do reparador orientar o cliente corretamente.

De acordo com o analista de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, Marcelo Alves, a conscientização é necessária para garantir a segurança. “É fundamental que o profissional mostre a importância de fazer a revisão no momento certo. Ajuda a evitar desgaste dos componentes, além disso, a manutenção realizada corretamente ajuda a reduzir as despesas e a emissão de gases do veículo”, afirma.

“Importante para saber o que a falta de manutenção pode acarretar no veículo, é necessário que o cliente esteja consciente do funcionamento, de quais são os impactos que a falta de revisão pode gerar no veículo”, ressalta o analista.

A revisão é necessária, e o principal motivo é para evitar acidentes. Dados do Instituto Scaringella Trânsito apontam que 27% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil estão relacionados com a falta de manutenção preventiva do veículo. Isso acontece porque as peças com defeitos deixam os veículos mais vulneráveis a panes, além de causar congestionamentos e prejudicar o trânsito.

Para orientar o cliente, segue algumas dicas de alguns componentes que tem um papel importante no veículo e a explicação da importância de realizar a revisão nestas peças:

- Correia sincronizadora: Esse componente é vital para o funcionamento do motor, pois tem a função de sincronizar o movimento das válvulas com a posição dos pistões e de fazer com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e fechem no momento exato. É uma peça que requer manutenção preventiva, pois o risco de quebra com o carro em movimento é o que pode causar mais danos.

- Correia de acessórios: Esse componente tem a função de movimentar dispositivos ligados ao motor, como o alternador e a bomba d’água, compressor do ar condicionado e direção hidráulica. Algumas correias são projetadas para movimentar todos esses itens, enquanto outros veículos equipados com mais itens de conforto podem ter correias de acessórios adicionais. A quebra dessa correia pode provocar prejuízos tão grandes quanto da correia sincronizadora. Afinal de contas, se a bomba d'água não funcionar, o motor vai superaquecer e, no mínimo, queimar a junta de cabeçote. Em situações mais extremas, pode ocorrer o engripamento do pistão contra as paredes dos cilindros, ou mesmo, a trinca do cabeçote. Resultado: um reparo de grande porte que vai exigir a desmontagem parcial ou completa do motor (retífica da parte superior ou total). Além disso, há também o risco de acidentes, pois se afetar a direção hidráulica, esta pode ficar dura durante uma curva ou uma ultrapassagem em uma estrada. Por isso é fundamental fazer a troca preventiva para evitar possíveis acidentes.

- Sonda lambda: Integrante essencial do sistema de gerenciamento eletrônico do motor, o componente, também conhecido como sensor de oxigênio, envia o sinal elétrico ao módulo de injeção eletrônica do veículo, indicando a presença de oxigênio nos gases de escape, possibilitando o controle da quantidade de combustível a ser enviada para o motor. É importante que o profissional de reparação oriente seu cliente para ficar atento aos sintomas que podem indicar problemas na sonda lambda, como oscilação da marcha lenta, perda repentina de potência e alto consumo de combustível por conta da mistura errada de ar/combustível.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail