Sindirepa Toledo 25 anos
Sindirepa Toledo 25 anos
07/03/2012

Dicas para comprar um usado

Não há quem não fique inseguro na hora de levar um carro seminovo para casa. Mas pequenos cuidados podem evitar grandes problemas

Experimente

Teste o carro e tente ficar com ele o maior tempo possível. Ao rodar pequenos trechos não é possível perceber os eventuais defeitos. Em testes de longa duração, leve o veículo para um mecânico de confiança.

Custos

Pesquise preços em sites, anúncios, em lojas e, se puder, em outras cidades. Às vezes pode valer a pena viajar para comprar um carro. Se for financiar, limite os custos com o financiamento a até 20% do orçamento doméstico.

Pendências

Ao comprar um veículo de pessoa física, observe os números do chassi, dos vidros e da placa. Veja se são os mesmos que estão no documento. Faça uma pesquisa nos órgãos de trânsito e confira se não há pendências, como multas.

Batido

Para identificar se o veículo foi danificado em alguma colisão, observe a lataria com o carro limpo, seco e durante o dia. Veja se há diferenças na pintura e dê "pancadinhas" na lataria para verificar se o barulho é diferente em algum ponto, o que indica o uso de massa plástica.

Inundado

Identifique veículos danificados por enchente. O jeito mais fácil de detectar se um carro ficou alagado na enxurrada é pelo cheiro. Mesmo após a higienização, ainda é possível achar barro e impurezas em lugares pouco expostos.

Ferrugem

Cuidado com a ferrugem. O problema é mais frequente onde ficam às borrachas, debaixo das portas, dos para-lamas, nas arestas inferiores da carroceria, nas canaletas e nas bordas das tampas do capô do motor e do bagageiro.

Equipamentos

Verifique se tem extintor, macaco, triângulo, chave de rodas e estepe em condições de uso. Veja se há vazamento de óleo embaixo do carro, queima excessiva de óleo no motor ou presença de manchas escuras no escapamento.

Interior

Avalie o interior do automóvel. Confira se os tecidos não têm manchas e furos. Observe o revestimento dos pedais, câmbio, freio de mão e volante. Se estiverem muito novos, podem ter sido trocados recentemente.

Balanço

Para testar o amortecedor, balance o carro para baixo, segurando no para-choque na direção da roda. Ao largar, se o veículo balançar duas ou mais vezes, o amortecedor não está em boas condições.

Rolamento

Certifique-se de que os pneus não estão carecas e, com o carro suspenso, pressione cada roda para dentro e para fora. Caso haja folga, isso indica que o rolamento está gasto, devendo ser regulado ou trocado.

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail