Sindirepa Toledo 25 anos
Sindirepa Toledo 25 anos
10/02/2012

Inmetro divulga ranking de consumo de carros de 2012

Instituto avalia eficiência de veículos leves de 8 marcas. EcoSport, Ranger, Sorento, Soul, Camry e Polo têm os piores resultados.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou no início deste mês o ranking de consumo de combustível de 151 veículos e versões à venda no Brasil.

Participam da lista, atualizada anualmente desde 2008, os carro cujas marcas tenham aderido voluntariamente ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular).

A partir de abril, os modelos analisados serão obrigados a apresentar no para-brisa, antes de serem vendidos, a classificação obtida. E, a partir de 2013, a etiqueta trará a informação sobre emissão de CO2.

Participaram do ciclo atual as marcas Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen. As notas no ranking vão de A, para o menor consumo, a E, que representa os quem "bebem" mais, conforme a avaliação feita pelo Inmetro em parceria com Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural / Petrobras. Os testes ocorreram em dezembro passado.

Os carros são divididos em 9 categorias. Na categoria subcompacto, novamente a "vitória foi do Fiat Mille Economy,consumindo 8,9 km/l de álcool na cidade e 10,7 km/l na estrada. Foi a melhor média entre todos os veículos avaliados. O Uno Economy 1.4 também levou nota A.

Entre compactos, o mais eficiente foi o Volkswagen Gol G4 Ecomotion, com média de 8,4 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Também alcançaram nota máxima o Fiat Siena Fire, o Honda Fit 1.4 mecânico, o Renault Sandero 1.0 e o Volkswagen Polo Bluemotion.

Para médios, a única nota A foi para o Renault Logan 1.0, com consumo médio de 8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, com álcool.

Na categoria Grande, o menor consumo para os flex foi do Honda Civic 1.8 automático, com 7,3 km/l em perímetro urbano e 10 km/l na estrada, com etanol. Considerando os que rodam só com gasolina, o estreante Renault Fluence ficou com a melhor média, de 14,1 km/l, superando até o Ford Fusion Hybrid, que também obteve nota A -assim como o Toyota Corolla.

Entre utilitários esportivos nenhum levou A. O Renault Duster 4x2, que também participa pela primeira vez, levou B com a melhor média: 6,7 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada, com álcool.

A versão 4x4 do SUV foi o único a levar A na categoria Fora-de-Estrada, com consumo médio de 6,1 km/l e 7,2 km/l na cidade e na estrada, respectivamente, com etanol.]

O Fiat Doblò foi o único na categoria Minivan e levou nota C. Para comercial, o Renault Kangoo 1.6 obteve nota máxima. Para Carga Derivado, o mais bem avaliado foi o VW Saveiro 1.6.

No geral, as piores notas (E) foram para o Ford EcoSport automático, Ford Ranger 2.3, Kia Sorento, Kia Soul, Toyota Camry e Volkswagen Polo 1.6.

 

clique para ampliar clique para ampliarA partir de abril, os modelos analisados serão obrigados a apresentar no para-brisa, antes de serem vendidos, a classificação obtida. (Foto: /)
clique para ampliar clique para
            ampliarA partir de abril, os modelos analisados serão obrigados a apresentar no para-brisa, antes de serem vendidos, a classificação obtida. (Foto: /)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail