Sindirepa Toledo 25 anos
Sindirepa Toledo 25 anos
07/02/2012

Não deixe o fogo destruir o carro

Como evitar que uma simples chama vire um incêndio e envolva por completo o veículo

Um veículo pode pegar fogo por causas elétricas, como um curto- circuito, ou por vazamentos de fluidos inflamáveis em contato com áreas aquecidas. Mas, para evitar que uma simples chama não vire um incêndio e destrua por completo o carro, a prevenção é de fundamental importância.

De acordo com Gerson Burin, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), o primeiro passo é conhecer a localização do extintor e checar a sua manutenção. Em geral, os extintores convencionais têm prazo de validade de um ano. Caso esse período já tenha passado é necessário que se faça a recarga ou troque o extintor em lojas especializadas. Também se deve aprender a manusear o extintor, uma vez que ele sempre deve ser acionado em pé.

A região mais comum do carro pegar fogo é dentro do capô. Isso porque lá é o local mais quente do veículo, onde também estão localizados toda a tubulação e componentes elétricos. A primeira ação, em caso de incêndio, é desligar a chave na ignição e sair do veículo. Se o incêndio for no motor, abra o capô no primeiro estágio pulverizando a área. O analista lembra que é muito importante não abrir todo o capô, caso contrário em contato com o ar, o fogo pode aumentar e as chamas provocarem graves ferimentos. Depois de ter controlado o fogo, abra todo o capô e tente desligar os pólos da bateria já que os chicotes elétricos também podem causar um novo incêndio.

Falta de manutenção

Já para os técnicos em mecânica, a maioria dos incêndios é provocada por falta de manutenção. Segundo eles, muitos motoristas não fazem a revisão dentro do prazo determinado pelo fabricante. A conseqüência pode ser o desgaste nas mangueiras do motor que provoca vazamentos. Os especialistas lembram também que todo óleo utilizado no carro é inflamável, como o de lubrificação, da caixa hidráulica, do fluido e combustível. As instalações elétricas que não foram bem isoladas durante a colocação do som também podem dar início a um curto-circuito e, em conseqüência, provocar o incêndio no veículo.

 

clique para ampliar clique para ampliarLembrete: Um extintor veicular tem um jato de dez segundos (Foto: /)
clique para ampliar clique para
            ampliarLogo que surgem as primeiras chamas, o capô só deve ser aberto até o primeiro estágio (Foto: /)

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais

O uso de extintor de incêndio é obrigatório em automóveis de passeio no Brasil desde 1972. Em 2004 ocorreu a substituição dos extintores tipo BC, utilizados até então nos veículos, por produtos do tipo ABC.

- A substituição foi proposta porque 90% dos incêndios iniciados no motor através de vazamento de combustível ou por curto-circuito (classes B e C, respectivamente)logo atingem materiais sólidos, como a manta do capô, partes plásticas, painéis. Por isso adotou-se o pó ABC.

- Classe A: Fogo em materiais sólidos que deixam resíduos (por exemplo: madeira, papel, tecido e borracha).

- Classe B: Fogo em líquidos, gases e graxas, combustíveis ou inflamáveis (gasolina, óleo, álcool e querosene).

- Classe C: Incêndios que envolvem equipamentos elétricos energizados (bateria e motores elétricos).

- Desde 1º de janeiro de 2005 todos os carros novos comercializados no país (nacionais ou importados) trazem, obrigatoriamente, extintores com carga de pó ABC.

Fonte: Gazeta do Povo

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Manuel - Quinta-feira, 28 de Julho de 2016 - 17:10:17 - Comentar

Gostaria de saber mais sobre a causa de incendios em viaturas paradas.


por Manuel - Quinta-feira, 28 de Julho de 2016 - 17:10:14 - Comentar

Gostaria de saber mais sobre a causa de incendios em viaturas paradas.


Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail