Sindirepa Toledo 25 anos
Sindirepa Toledo 25 anos
29/01/2012

Contribuinte tem até fevereiro para pagar IPVA 2012 com desconto no PR

Data de vencimento é estipulada a partir da placa do veículo. Neste ano, governo estadual vai enviar para as residências boleto bancário.

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) divulgou as datas para o pagamento com 5% de desconto do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2012. O calendário começa em 8 de fevereiro, mas o proprietário de um carro já pode quitar o débito em agências bancárias.

Em março, pode-se realizar o pagamento integral do valor sem multas. Após o vencimento, há um acréscimo de 0,33% por dia de atraso.

O projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do
Paraná (Alep) continha uma emenda do deputado Nelson Luersen (PDT) que estabelecia um calendário de pagamento com desconto de fevereiro a junho. A emenda, porém, foi vetada pelo governador Beto Richa.

De acordo com o governo estadual, o IPVA é divido entre o município e o estado e o calendário proposto por Luersen comprometeria o orçamento de ambos.

Há ainda determinações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que impede que o pagamento do IPVA coincida com o do Licenciamento Anual. Isto ocorreria para aqueles que optassem pelo parcelamento do imposto. O governo estadual afirmou também que sem o veto, em 2013 o contribuinte estaria pagando o IPVA de 2012.

Deferentemente de 2011, neste ano a Secretaria da Fazenda vai encaminhar até final de janeiro boletos bancários para os proprietários dos veículos. Mas o pagamento já pode ser realizado agências do Banco do Brasil, Itaú, ou demais bancos conveniados, apenas com o nº do RENAVAM ou com a Guia de Recolhimento (GR-PR) disponível na página da internet da Sefa.

O motorista que preferir pode parcelar o valor do IPVA em cinco parcelas iguais, a partir de março. As alíquotas são: 1% do valor de marcado para ônibus, caminhões e demais veículos de carga; 2,5% para automóveis considerados de passeio e motocicletas. O valor dos automóveis é estabelecido por meio da Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Fonte: G1

clique para ampliar clique para ampliarDireitos reservados (Foto: /)

Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail