Sindirepa Toledo 25 anos
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PONTO DE CONTATO

Tire suas principais dúvidas sobre pneus

Caso não possa trocar todos os pneus, substitua os do eixo traseiro, que são os responsáveis pela estabilidade do veículo.

Quando chega a hora de trocar os pneus, o que não faltam são dúvidas. Muita gente não sabe se os dois jogos (dianteiros e traseiros) devem ser substituídos ao mesmo tempo. Outros acham que é possível recauchutar pneus velhos. Há ainda aqueles que entendem que o que importa é o prazo de garantia. Fato é que a vida útil dos pneus depende de muitas variáveis, como tipo (radial ou diagonal), volume de carga transportada, maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), tipo de estrada em que o veículo trafega, clima, manutenção e muitos outros aspectos.

Assim o motorista pode adotar como principal indicativo de que é hora de substituir os pneus os indicadores TWI (Tread Wear Indicator), ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 milímetros de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado - é o que se considera pneu careca.

Os TWIs também servem para auxiliar o motorista para que ele verifique se o pneu está com desgaste irregular, o que pode indicar a necessidade de se realizar procedimentos básicos de manutenção dos pneus, como calibragem, alinhamento e balanceamento, já que em alguns casos o pneu pode estar mais gasto em algum sulco do que nos demais.

Se o problema não for solucionado em tempo, corre-se o risco de reduzir a vida útil do pneu, causando prejuízos. Sem contar que trafegar com os pneus no limite TWI total ou parcialmente, gera dificuldade de frenagem, prejudica a dirigibilidade, a aderência no solo e representa um grande risco para a segurança dos ocupantes. A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente.

 

clique para ampliar clique para ampliarO pneu é o ponto de contato do veículo com o solo (Foto: /)

Outro ponto importante que gera dúvidas frequentes por parte dos motoristas se refere à quantidade de pneus a ser substituída. O recomendado é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Porém, caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é a responsável pela estabilidade do veículo.

No que se refere às especificações dos pneus, o ideal é seguir as orientações do manual do veículo. O modelo descrito no manual é definido por meio de uma avaliação rigorosa, que envolve o peso do veículo, distância dos componentes, altura do veículo, potência do motor, comportamento dinâmico do veículo e outros aspectos importantes.

Quando o pneu original é substituído por outro com especificações diferentes, pode comprometer o desempenho e segurança do veículo. O mesmo é válido para o uso de diferentes marcas de pneus num mesmo veículo. Não se deve misturar, cada marca tem características diferentes, como as ranhuras na banda de rodagem que tem grande influência na dirigibilidade especialmente em dias de chuva. As ranhuras são responsáveis pelo escoamento da água no contato com a pista.

Na hora de escolher um novo pneu, é necessário saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais.

Onde constam dois números separados por uma barra estão indicados largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu 175/70 R13 tem 175 mm de largura de seção, e 70% da largura de seção de altura, é radial e monta em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é diagonal.

Sem data de valildade

A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade. Afinal de contas, é impossível estabelecer um prazo de vida útil para um item que depende de tantos fatores.

Vale lembrar que não é recomendável o uso de pneus recauchutados para carros de passeio. Esse tipo de pneu não é produzido com estrutura para receber recapagem, diferente dos pneus de veículos pesados (caminhões e ônibus), que já são fabricados para essa finalidade.

O pneu é um bem durável e importante item de segurança. Existem hoje no mercado marcas variadas e diversos níveis de qualidade. Por isso é importante que sejam levados em consideração na hora da compra alguns fatores, tais como a garantia do produto - a lei determina três meses de garantia contra defeitos de fabricação, a qualidade da matéria prima empregada, o suporte oferecido antes, durante e após a compra e a coleta e destino adequados dados aos pneus descartados.

Comentários - Deixe seu comentário

por Sonia C Costa Machado - Segunda-feira, 09 de Novembro de 2015 - 13:11:47 - Comentar

Boa tarde! Comprei um Hb20 0 km com o pneu good year GPS duraplus 175/70/R14 84T fui numa autorizada D Paschoal e o laudo que me deram de marcas-afundados,depressoes- na lateral foi de que são marcas das emendas .Pois o pneu tem várias camadas e as emendas aparecem em vários lugares. Pois o pneu no Brasil é feito manualmente. Procede essa explicação? Agradeço a quem me esclarecer.


por Carlos Ribeiro - Quinta-feira, 05 de Novembro de 2015 - 23:05:47 - Comentar

Pessoal, tenho um Honda FIT 2015 com pneu 185/55 R16. Posso ou cabe sem problema um 195/60 R16?

O perfil baixo para minha cidade é um pouco duro e acho que 195/60 R16 (Mesmo raio) pode melhorar.

No aguardo de colaboração


por João - Sábado, 31 de Outubro de 2015 - 16:19:47 - Comentar

Também estou pensando em usar o pneu 175 70 R14 no meu Honda Fit.
Já vi essa pergunta mas não a resposta.
Posso usá-lo? Isso aumentaria um pouco a altura do carro.


por EDSON HENRIQUE - Domingo, 25 de Outubro de 2015 - 14:21:46 - Comentar

Bom Dia

Gostaria de saber se posso trocar meu pneu 195/55/R16 por um 205/55/R16 .carro citroen picasso 2013.

HA algum risco?


por Christopher Lewis - Segunda-feira, 19 de Outubro de 2015 - 14:21:18 - Comentar

Gostaria de saber a quilometragem limite antes de trocar meus pneus (Goodyear 185/60R15 82T). Obrigado.


por Christopher Lewis - Segunda-feira, 19 de Outubro de 2015 - 14:21:18 - Comentar

Gostaria de saber a quilometragem limite antes de trocar meus pneus (Goodyear 185/60R15 82T). Obrigado.


por Christopher Lewis - Segunda-feira, 19 de Outubro de 2015 - 14:21:12 - Comentar

Gostaria de saber a quilometragem limite antes de trocar meus pneus (Goodyear 185/60R15 82T). Obrigado.


por Ricardo - Quarta-feira, 07 de Outubro de 2015 - 17:25:55 - Comentar

Olá tenho uma saveiro geração cinco e rodo muito em estrada de chão gostaria de saber se posso colocar pneu comun há lembrando ela tá com roda de liga leve largura normal


por anderson nunes castro - Terça-feira, 08 de Setembro de 2015 - 10:16:41 - Comentar

gostaria de saber por que o pneu do meu carro esta dsgastando so o traseiro do lado direito


por Clayton - Terça-feira, 01 de Setembro de 2015 - 16:23:10 - Comentar

Comprei 4 pneus novos numa revendedora de pneus
Um dos pineu deu problema de fábrica depois de 1 mês com um micro furo fui na revendedora e já se fazem 30 q estão me enrolando pra solucionar o problema falando q quem tem q me dar a garantia é a fábrica.
Mas ai eu pergunto
Eu comprei da revendedora e não da fábrica
Por favor me oriente quem está correto
Acho q faltou bom senso da revendedora
Pois perdera um cliente por conta desse pneu


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