Sindirepa Toledo 25 anos
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PONTO DE CONTATO

Tire suas principais dúvidas sobre pneus

Caso não possa trocar todos os pneus, substitua os do eixo traseiro, que são os responsáveis pela estabilidade do veículo.

Quando chega a hora de trocar os pneus, o que não faltam são dúvidas. Muita gente não sabe se os dois jogos (dianteiros e traseiros) devem ser substituídos ao mesmo tempo. Outros acham que é possível recauchutar pneus velhos. Há ainda aqueles que entendem que o que importa é o prazo de garantia. Fato é que a vida útil dos pneus depende de muitas variáveis, como tipo (radial ou diagonal), volume de carga transportada, maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), tipo de estrada em que o veículo trafega, clima, manutenção e muitos outros aspectos.

Assim o motorista pode adotar como principal indicativo de que é hora de substituir os pneus os indicadores TWI (Tread Wear Indicator), ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 milímetros de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado - é o que se considera pneu careca.

Os TWIs também servem para auxiliar o motorista para que ele verifique se o pneu está com desgaste irregular, o que pode indicar a necessidade de se realizar procedimentos básicos de manutenção dos pneus, como calibragem, alinhamento e balanceamento, já que em alguns casos o pneu pode estar mais gasto em algum sulco do que nos demais.

Se o problema não for solucionado em tempo, corre-se o risco de reduzir a vida útil do pneu, causando prejuízos. Sem contar que trafegar com os pneus no limite TWI total ou parcialmente, gera dificuldade de frenagem, prejudica a dirigibilidade, a aderência no solo e representa um grande risco para a segurança dos ocupantes. A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente.

 

clique para ampliar clique para ampliarO pneu é o ponto de contato do veículo com o solo (Foto: /)

Outro ponto importante que gera dúvidas frequentes por parte dos motoristas se refere à quantidade de pneus a ser substituída. O recomendado é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Porém, caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é a responsável pela estabilidade do veículo.

No que se refere às especificações dos pneus, o ideal é seguir as orientações do manual do veículo. O modelo descrito no manual é definido por meio de uma avaliação rigorosa, que envolve o peso do veículo, distância dos componentes, altura do veículo, potência do motor, comportamento dinâmico do veículo e outros aspectos importantes.

Quando o pneu original é substituído por outro com especificações diferentes, pode comprometer o desempenho e segurança do veículo. O mesmo é válido para o uso de diferentes marcas de pneus num mesmo veículo. Não se deve misturar, cada marca tem características diferentes, como as ranhuras na banda de rodagem que tem grande influência na dirigibilidade especialmente em dias de chuva. As ranhuras são responsáveis pelo escoamento da água no contato com a pista.

Na hora de escolher um novo pneu, é necessário saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais.

Onde constam dois números separados por uma barra estão indicados largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu 175/70 R13 tem 175 mm de largura de seção, e 70% da largura de seção de altura, é radial e monta em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é diagonal.

Sem data de valildade

A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade. Afinal de contas, é impossível estabelecer um prazo de vida útil para um item que depende de tantos fatores.

Vale lembrar que não é recomendável o uso de pneus recauchutados para carros de passeio. Esse tipo de pneu não é produzido com estrutura para receber recapagem, diferente dos pneus de veículos pesados (caminhões e ônibus), que já são fabricados para essa finalidade.

O pneu é um bem durável e importante item de segurança. Existem hoje no mercado marcas variadas e diversos níveis de qualidade. Por isso é importante que sejam levados em consideração na hora da compra alguns fatores, tais como a garantia do produto - a lei determina três meses de garantia contra defeitos de fabricação, a qualidade da matéria prima empregada, o suporte oferecido antes, durante e após a compra e a coleta e destino adequados dados aos pneus descartados.

Comentários - Deixe seu comentário

por james silva de lima - Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 - 13:40:10 - Comentar

oi boa tarde,
o meu carro tem aro 14 e pneu 186/65r14, e o pneu ficou um pouco fora da caixa de roda. tem algum problema em roda com o carro ? eu corro risco de pegar multa por isso?
obrigado pela atenção.


por Ivan Moraes - Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2016 - 11:06:52 - Comentar

Srs bom dia!
Tenho uma duvida em relação ao reparo no pneu de uma Palio Weekend, em uma estrada de terra entrou um prego na lateral do pneu, levei em um borracheiro que fez um repara a frio tipo PLUG (popularmente conhecido como Macarrão) porém tenho duvidas em relação a segurança dessa reparo, os fabricantes de pneus tem alguma recomendação sobre esse tipo de reparo?
Tem receio de ser multado, existe alguma norma ou regulamentação do CONTRAN ou no Codigo de transito Brasileiro?

Ivan Moraes


Respondendo respondendo Ivan Moraes
por Sidney - Quinta-feira, 03 de Março de 2016 - 09:29:37 - Comentar

Olá, VC deve levar esse pneu a um local que faça a vulcanização do mesmo, pois esse remendo a frio não é seguro principalmente quando feito na lateral do pneu.


por Sidnei - Sábado, 16 de Janeiro de 2016 - 16:32:40 - Comentar

Olá, boa tarde!
A medida original da Pálio Adventure 1.6 16V ano 2002 mod 2003 é 175/80 R14.
Alguns Gerentes de lojas de acessórios de veículo me disseram que posso colocar o 185/70 R14, que não tem riscos de segurança e de desgastes de peças.
Isso procede? Posso colocar qualquer um dos dois ou não?
Obrigado.
Um abraço.
Sidnei.


por Carlindo da Silva Lopes - Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016 - 10:31:30 - Comentar

Bom dia,
Por gentileza me responda,
Meu carro tem aro 16, só que pneu para esse aro é muito caro.
Os que uso hoje são:195/60 R16
Gostaria de saber se posso colocar pneus de aro 15 na mesma roda 16 ?


por Bruno - Quarta-feira, 06 de Janeiro de 2016 - 16:07:14 - Comentar

Olá. Minha roda e pneu dianteiro direito foram pro espaço num buraco de rodovia. Pra não comprar a roda na concessionaria optei por uma roda de liga leve da marca fiat (mesma do meu carro que é um palio 1.6) a roda tem o mesmo R15 da roda que veio de fabrica. Tem o mesmo tamanho. Mesma largura, mesmo tamanho dos buracos pra usar os parafusos. Meus pneus estao em meia vida, vieram com o carro. Como em 20 mil km vou ter que trocar os outros tres, optei por um pneu de marca diferente porem tem as mesmas inscricoes do pneu original ou seja 185/60 R15 sem tirar nem por. Pus a roda e o pneu no carro. Pra mim funcionou perfeitamente. Mas levei o carro pra fazer uma revisao de volta de ferias na concessionaria e me passaram medo. Medo não, panico. Disseram que a roda que comprei nao é a roda original do carro, que comprei tambem o pneu errado que estou correndo o risco de morrer num acidente mesmo o pneu estando na traseira do veiculo agora. Segundo a concessionaria Fiat que meu carro esta nesse momento a roda certa custa 856 reais e o pneu certo 420 reais. Sera que fiz uma compra tao errada assim? Estou mesmo correndo perigo de vida? Alguem pode me ajudar dando sua opiniao? Obrigado.


por Daivid Lincon - Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015 - 08:38:44 - Comentar

Olá, tenho uma Doblo Adventure e usa pneu 205/70/15 gostaria de colocar 205/75/15, saberiam me dizer se vai encostar no paralama? Obrigado!


por sylvio - Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015 - 15:59:26 - Comentar

Seria prejudicial trocar 175/70/14 por 185/70/14 em minha fiat strada 1.4? Obrigado.


por Fabio - Domingo, 13 de Dezembro de 2015 - 13:05:11 - Comentar

Eu gostaria de saber o meu gol g5 2012 o pneus e 175/70 eu posso trocar o jogo por 185/70 aguardo?


por IGOR BARBOZA - Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015 - 19:07:22 - Comentar

Tenho uma montana 2011 ela e esta om pneu 185/60 r15 quero colocar 205/65 r15 será que cabe?


por Marcelo - Terça-feira, 08 de Dezembro de 2015 - 10:21:35 - Comentar

Caros, Tenho um Fox Prime e os pneus são 195/55/R15 GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR OS PNEUS 205/55/R15.

Vai prejudicar alguma coisa ou não


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