Sindirepa Toledo 25 anos
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PONTO DE CONTATO

Tire suas principais dúvidas sobre pneus

Caso não possa trocar todos os pneus, substitua os do eixo traseiro, que são os responsáveis pela estabilidade do veículo.

Quando chega a hora de trocar os pneus, o que não faltam são dúvidas. Muita gente não sabe se os dois jogos (dianteiros e traseiros) devem ser substituídos ao mesmo tempo. Outros acham que é possível recauchutar pneus velhos. Há ainda aqueles que entendem que o que importa é o prazo de garantia. Fato é que a vida útil dos pneus depende de muitas variáveis, como tipo (radial ou diagonal), volume de carga transportada, maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), tipo de estrada em que o veículo trafega, clima, manutenção e muitos outros aspectos.

Assim o motorista pode adotar como principal indicativo de que é hora de substituir os pneus os indicadores TWI (Tread Wear Indicator), ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 milímetros de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado - é o que se considera pneu careca.

Os TWIs também servem para auxiliar o motorista para que ele verifique se o pneu está com desgaste irregular, o que pode indicar a necessidade de se realizar procedimentos básicos de manutenção dos pneus, como calibragem, alinhamento e balanceamento, já que em alguns casos o pneu pode estar mais gasto em algum sulco do que nos demais.

Se o problema não for solucionado em tempo, corre-se o risco de reduzir a vida útil do pneu, causando prejuízos. Sem contar que trafegar com os pneus no limite TWI total ou parcialmente, gera dificuldade de frenagem, prejudica a dirigibilidade, a aderência no solo e representa um grande risco para a segurança dos ocupantes. A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente.

 

clique para ampliar clique para ampliarO pneu é o ponto de contato do veículo com o solo (Foto: /)

Outro ponto importante que gera dúvidas frequentes por parte dos motoristas se refere à quantidade de pneus a ser substituída. O recomendado é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Porém, caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é a responsável pela estabilidade do veículo.

No que se refere às especificações dos pneus, o ideal é seguir as orientações do manual do veículo. O modelo descrito no manual é definido por meio de uma avaliação rigorosa, que envolve o peso do veículo, distância dos componentes, altura do veículo, potência do motor, comportamento dinâmico do veículo e outros aspectos importantes.

Quando o pneu original é substituído por outro com especificações diferentes, pode comprometer o desempenho e segurança do veículo. O mesmo é válido para o uso de diferentes marcas de pneus num mesmo veículo. Não se deve misturar, cada marca tem características diferentes, como as ranhuras na banda de rodagem que tem grande influência na dirigibilidade especialmente em dias de chuva. As ranhuras são responsáveis pelo escoamento da água no contato com a pista.

Na hora de escolher um novo pneu, é necessário saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais.

Onde constam dois números separados por uma barra estão indicados largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu 175/70 R13 tem 175 mm de largura de seção, e 70% da largura de seção de altura, é radial e monta em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é diagonal.

Sem data de valildade

A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade. Afinal de contas, é impossível estabelecer um prazo de vida útil para um item que depende de tantos fatores.

Vale lembrar que não é recomendável o uso de pneus recauchutados para carros de passeio. Esse tipo de pneu não é produzido com estrutura para receber recapagem, diferente dos pneus de veículos pesados (caminhões e ônibus), que já são fabricados para essa finalidade.

O pneu é um bem durável e importante item de segurança. Existem hoje no mercado marcas variadas e diversos níveis de qualidade. Por isso é importante que sejam levados em consideração na hora da compra alguns fatores, tais como a garantia do produto - a lei determina três meses de garantia contra defeitos de fabricação, a qualidade da matéria prima empregada, o suporte oferecido antes, durante e após a compra e a coleta e destino adequados dados aos pneus descartados.

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por LINDOLFO JOSÉ DA SILVA - Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014 - 09:15:35 - Comentar

Tenho um Gol Geração 5, preciso trocar os 4 pneus.
O estepe está zero, Bridgestone B250 175/70-14, posso colocar 3 Firestone F380 S84 2078, com as mesmas medidas?


por Hugo Alves - Terça-feira, 21 de Janeiro de 2014 - 12:36:06 - Comentar

Olá! Tenho um peugeot 206 e recentemente coloquei 2x pneus novos no meu carro. As rodas são de ferro aro 14. Acontece que os meus pneus dianteiros são pirelli p400 185 65 r14 e os novos coloquei nas rodas de trás goodyear 185 70 r14. Inclivelmente a largura do pirelli está bem maior que o goodyear. Com um paquimetro chega a ter 5 mm. Porque essa diferença? Os fabricantes de ambos não souberam explicar... Obrigado.


por WILLIAN VERTER - Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013 - 11:25:22 - Comentar

Gostaria de confirmar se a altura do carro abaixa 15 cm conforme abaixo:

DO PNEU 205/60/16
PARA O PNEU 205/45/16

grato


Respondendo respondendo WILLIAN VERTER
por Gunther Campos - Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2014 - 03:33:22 - Comentar

Na verdade sao 15mm, ou seja um décimo disso...


por salvador - Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2013 - 16:56:47 - Comentar

Boa tarde.

Tenho Corsa maxx sedan e o mesmo esta com aro 15, tem dois pneus novos e dois que estou precisando efetua a troca, entretanto estou tendo dificuldade em encontra os pneus 195/55 R15 85V e encontrei 195/60 R15, posso colocar esse dois com os que já tem?


Respondendo respondendo salvador
por Gunther Campos - Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2014 - 03:38:34 - Comentar

Tenho a mesma dúvida... alguem pode ajudar aí???
Entendo q o ideal sao 4 pneus com a mesma medida e o mesmo desenho... mas sao tempos dificeis, e nao alcanço velocidades superiores a 110km/h, e raramente passo dos 80km/h...
Caso haja essa diferença de 5mm de ALTURA nos pneus do eixo dianteiro e traseiro, onde seria desejavel q esses 5mm adicionais estivessem?


por Musa Morena S Dias - Sexta-feira, 14 de Setembro de 2012 - 14:12:53 - Comentar

Na troca de um pneu avariado do meu veículo, fui informada sobre a necessidade de substituição dos 02 pneus do mesmo eixo. Na hora, tive um pressentimento de que estava sendo tapeada. Lendo agora essas informações/ dicas, senti que agi certo na troca dos referidos pneus. Valeu.


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