Sindirepa Toledo 25 anos
Sindirepa Toledo 25 anos
PONTO DE CONTATO

Tire suas principais dúvidas sobre pneus

Caso não possa trocar todos os pneus, substitua os do eixo traseiro, que são os responsáveis pela estabilidade do veículo.

Quando chega a hora de trocar os pneus, o que não faltam são dúvidas. Muita gente não sabe se os dois jogos (dianteiros e traseiros) devem ser substituídos ao mesmo tempo. Outros acham que é possível recauchutar pneus velhos. Há ainda aqueles que entendem que o que importa é o prazo de garantia. Fato é que a vida útil dos pneus depende de muitas variáveis, como tipo (radial ou diagonal), volume de carga transportada, maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), tipo de estrada em que o veículo trafega, clima, manutenção e muitos outros aspectos.

Assim o motorista pode adotar como principal indicativo de que é hora de substituir os pneus os indicadores TWI (Tread Wear Indicator), ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 milímetros de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado - é o que se considera pneu careca.

Os TWIs também servem para auxiliar o motorista para que ele verifique se o pneu está com desgaste irregular, o que pode indicar a necessidade de se realizar procedimentos básicos de manutenção dos pneus, como calibragem, alinhamento e balanceamento, já que em alguns casos o pneu pode estar mais gasto em algum sulco do que nos demais.

Se o problema não for solucionado em tempo, corre-se o risco de reduzir a vida útil do pneu, causando prejuízos. Sem contar que trafegar com os pneus no limite TWI total ou parcialmente, gera dificuldade de frenagem, prejudica a dirigibilidade, a aderência no solo e representa um grande risco para a segurança dos ocupantes. A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente.

 

clique para ampliar clique para ampliarO pneu é o ponto de contato do veículo com o solo (Foto: /)

Outro ponto importante que gera dúvidas frequentes por parte dos motoristas se refere à quantidade de pneus a ser substituída. O recomendado é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Porém, caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é a responsável pela estabilidade do veículo.

No que se refere às especificações dos pneus, o ideal é seguir as orientações do manual do veículo. O modelo descrito no manual é definido por meio de uma avaliação rigorosa, que envolve o peso do veículo, distância dos componentes, altura do veículo, potência do motor, comportamento dinâmico do veículo e outros aspectos importantes.

Quando o pneu original é substituído por outro com especificações diferentes, pode comprometer o desempenho e segurança do veículo. O mesmo é válido para o uso de diferentes marcas de pneus num mesmo veículo. Não se deve misturar, cada marca tem características diferentes, como as ranhuras na banda de rodagem que tem grande influência na dirigibilidade especialmente em dias de chuva. As ranhuras são responsáveis pelo escoamento da água no contato com a pista.

Na hora de escolher um novo pneu, é necessário saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais.

Onde constam dois números separados por uma barra estão indicados largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu 175/70 R13 tem 175 mm de largura de seção, e 70% da largura de seção de altura, é radial e monta em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é diagonal.

Sem data de valildade

A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade. Afinal de contas, é impossível estabelecer um prazo de vida útil para um item que depende de tantos fatores.

Vale lembrar que não é recomendável o uso de pneus recauchutados para carros de passeio. Esse tipo de pneu não é produzido com estrutura para receber recapagem, diferente dos pneus de veículos pesados (caminhões e ônibus), que já são fabricados para essa finalidade.

O pneu é um bem durável e importante item de segurança. Existem hoje no mercado marcas variadas e diversos níveis de qualidade. Por isso é importante que sejam levados em consideração na hora da compra alguns fatores, tais como a garantia do produto - a lei determina três meses de garantia contra defeitos de fabricação, a qualidade da matéria prima empregada, o suporte oferecido antes, durante e após a compra e a coleta e destino adequados dados aos pneus descartados.

Comentários - Deixe seu comentário

por jose ferreira de oliveira - Terça-feira, 19 de Agosto de 2014 - 19:04:01 - Comentar

Gostaria de saber se posso usar o pneu step original de fabrica com outro novo com a mesma medida.lembrando que o step tem 5 anos, me falaram que devido o ressecamento do mesmo não é aconselhável usa-lo, é verdade.Sem mais aguardo vossa orientação.
Grato
Jose Ferreira


por Rolemberg Marino - Quarta-feira, 25 de Junho de 2014 - 20:06:40 - Comentar

Gostaria de saber se um pneu pode apresentar bolha depois de um certo tempo de uso sem ter ocorrido nenhum atrito com buracos?


por Rolemberg Marino - Quarta-feira, 25 de Junho de 2014 - 20:06:31 - Comentar

Gostaria de saber se um pneu pode apresentar bolha depois de um certo tempo de uso sem ter ocorrido nenhum atrito com buracos?


por Luciano Ribeiro - Segunda-feira, 26 de Maio de 2014 - 21:24:29 - Comentar

Tenho um Palio Weekend Locker 2010...pneu original 205/70/15 por sinal muito caro... alguem ja usou 205/65/15 sabe se pode e da certo o custo e bem menor...obrigado


por joao paulo figueireco camarço - Sábado, 24 de Maio de 2014 - 11:49:09 - Comentar

Estou comprando um hilux 2014 srv . Gostaria de trocar as rodas de aro 16 para as rodas de aro 17 top e consequentemente os pneus . Queria saber se isto vai modificar meu consumo, estabilidade , potencia e velocidade do carro .
A pick up que comprei vem com pneus 265/70 R16, quero colocar o aro 17 da srv top e pneus 265/65 R17.


por Marco - Sexta-feira, 25 de Abril de 2014 - 13:49:56 - Comentar

Olá Boa Tarde!, tenho uma ecoesport ano 2005 e seus pneus originais são 205/65/R15 e gostaria de saber se posso colocar os pneus DURAVIS da Brigestonne com a especificação de 225/70/R15C, se não pegua , e se não traz prejuizo ao veiculo,, Obrigado, Marco


por Marcello - Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2014 - 17:06:21 - Comentar

Tenho uma palio Adventure locker que vem de fábrica com Pneu Pirelli 205 70/15 Scorpion. O problema é que esse pneu é caro demais! Encontrei no mercado duas opções similares. Dunlop Grandtrek e Maxxi 771, este último, importado, ambos pela metade do preço. Alguém conhece esses pneus? Vale a pena trocar pelo Pirelli?


Respondendo respondendo Marcello
por naldo - Quinta-feira, 27 de Março de 2014 - 19:16:11 - Comentar

Pneus e tintas são coisa que o preço justifica a qualidade do produto' pneus importado e furada coloquei 4 pneus maxxi no meu carro e com 15 mil ja estava mostrando os arame isso nos 4 com rodizio.


por DANIEL PACHECO DA SILVEIRA - Sábado, 15 de Fevereiro de 2014 - 17:41:50 - Comentar

esta texto me ajudou a tirar algumas duvidas , Obrigado


por DANIEL PACHECO DA SILVEIRA - Sábado, 15 de Fevereiro de 2014 - 17:41:48 - Comentar

esta texto me ajudou a tirar algumas duvidas , Obrigado


por SILVIA HELENA GONÇALVES - Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014 - 08:02:52 - Comentar

Preciso trocar os 4 pneus do carro (CR-V 4x2 2010), pretendo usar o estepe, que nunca foi rodado, e usar todos os pneus da mesma marca, onde coloco o pneu mais antigo, na frente ou atrás?


Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail