Sindirepa Toledo 25 anos
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PONTO DE CONTATO

Tire suas principais dúvidas sobre pneus

Caso não possa trocar todos os pneus, substitua os do eixo traseiro, que são os responsáveis pela estabilidade do veículo.

Quando chega a hora de trocar os pneus, o que não faltam são dúvidas. Muita gente não sabe se os dois jogos (dianteiros e traseiros) devem ser substituídos ao mesmo tempo. Outros acham que é possível recauchutar pneus velhos. Há ainda aqueles que entendem que o que importa é o prazo de garantia. Fato é que a vida útil dos pneus depende de muitas variáveis, como tipo (radial ou diagonal), volume de carga transportada, maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), tipo de estrada em que o veículo trafega, clima, manutenção e muitos outros aspectos.

Assim o motorista pode adotar como principal indicativo de que é hora de substituir os pneus os indicadores TWI (Tread Wear Indicator), ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 milímetros de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado - é o que se considera pneu careca.

Os TWIs também servem para auxiliar o motorista para que ele verifique se o pneu está com desgaste irregular, o que pode indicar a necessidade de se realizar procedimentos básicos de manutenção dos pneus, como calibragem, alinhamento e balanceamento, já que em alguns casos o pneu pode estar mais gasto em algum sulco do que nos demais.

Se o problema não for solucionado em tempo, corre-se o risco de reduzir a vida útil do pneu, causando prejuízos. Sem contar que trafegar com os pneus no limite TWI total ou parcialmente, gera dificuldade de frenagem, prejudica a dirigibilidade, a aderência no solo e representa um grande risco para a segurança dos ocupantes. A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente.

 

clique para ampliar clique para ampliarO pneu é o ponto de contato do veículo com o solo (Foto: /)

Outro ponto importante que gera dúvidas frequentes por parte dos motoristas se refere à quantidade de pneus a ser substituída. O recomendado é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Porém, caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é a responsável pela estabilidade do veículo.

No que se refere às especificações dos pneus, o ideal é seguir as orientações do manual do veículo. O modelo descrito no manual é definido por meio de uma avaliação rigorosa, que envolve o peso do veículo, distância dos componentes, altura do veículo, potência do motor, comportamento dinâmico do veículo e outros aspectos importantes.

Quando o pneu original é substituído por outro com especificações diferentes, pode comprometer o desempenho e segurança do veículo. O mesmo é válido para o uso de diferentes marcas de pneus num mesmo veículo. Não se deve misturar, cada marca tem características diferentes, como as ranhuras na banda de rodagem que tem grande influência na dirigibilidade especialmente em dias de chuva. As ranhuras são responsáveis pelo escoamento da água no contato com a pista.

Na hora de escolher um novo pneu, é necessário saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais.

Onde constam dois números separados por uma barra estão indicados largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu 175/70 R13 tem 175 mm de largura de seção, e 70% da largura de seção de altura, é radial e monta em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é diagonal.

Sem data de valildade

A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade. Afinal de contas, é impossível estabelecer um prazo de vida útil para um item que depende de tantos fatores.

Vale lembrar que não é recomendável o uso de pneus recauchutados para carros de passeio. Esse tipo de pneu não é produzido com estrutura para receber recapagem, diferente dos pneus de veículos pesados (caminhões e ônibus), que já são fabricados para essa finalidade.

O pneu é um bem durável e importante item de segurança. Existem hoje no mercado marcas variadas e diversos níveis de qualidade. Por isso é importante que sejam levados em consideração na hora da compra alguns fatores, tais como a garantia do produto - a lei determina três meses de garantia contra defeitos de fabricação, a qualidade da matéria prima empregada, o suporte oferecido antes, durante e após a compra e a coleta e destino adequados dados aos pneus descartados.

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por Vinicius - Sexta-feira, 22 de Maio de 2015 - 13:53:40 - Comentar

Olá tenho uma parati 2006 rebaixada com pneus com a seguinte medida 195/55 r15,eu queria saber se eu adicionar dois pneus Nankang com as seguintes medidas 185/45 R15 Nas duas rodas traseiras,vai dar muita diferença esteticamente e se para de raspar?

Abçs e obg desde já !


Respondendo respondendo Vinicius
por FABIO - Terça-feira, 16 de Junho de 2015 - 15:48:29 - Comentar

Medida muito dificil de encontrar 185/45 r15 se colocar ele vai ficar com altura do 195/45 r15 ,A roda vai correr risco de quebrar em batidas ou buracos . Aconselho usar 185/55 ou 185/60 do agile e da noova montana .... e se for pra tocar em curvas o pneu mais largo sempre da mais estabilidade....


por DINAIR - Segunda-feira, 18 de Maio de 2015 - 10:04:32 - Comentar

Gostaria de saber se posso usar em meu Gol Rally que possui especificações originais 205/55/R15 pneu 205/55/R16, isso porque moro em uma cidade que tem bastante buracos, isso pode causar algum prejuízo ao carro ou a seu desempenho


por DINAIR - Segunda-feira, 18 de Maio de 2015 - 10:04:24 - Comentar

Gostaria de saber se posso usar em meu Gol Rally que possui especificações originais 205/55/R15 pneu 205/55/R16, isso porque moro em uma cidade que tem bastante buracos, isso pode causar algum prejuízo ao carro ou a seu desempenho


por marcio luis cavalim - Quinta-feira, 16 de Abril de 2015 - 21:30:20 - Comentar

comprei rodas 15 da doblo adventure para colocar em minha essence que e aro 14, não pela estética mas sim para ganhar mais altura visto que ando em chácara e o assoalho dela raspa com frequência. gostaria de saber qual o tipo de pneu posso usar e se Pneu Pirelli SCORPION ATR 185/65 R15 88H pode ser usado

Abços Marcio


por marcio luis cavalim - Quinta-feira, 16 de Abril de 2015 - 21:30:16 - Comentar

comprei rodas 15 da doblo adventure para colocar em minha essence que e aro 14, não pela estética mas sim para ganhar mais altura visto que ando em chácara e o assoalho dela raspa com frequência. gostaria de saber qual o tipo de pneu posso usar e se Pneu Pirelli SCORPION ATR 185/65 R15 88H pode ser usado

Abços Marcio


por Jorge - Segunda-feira, 06 de Abril de 2015 - 17:57:47 - Comentar

Sprinter qual especificação de pneus correto para o uso, posso usar outra que não seja a original(225/70/15), que tipo de problema pode ocasionar, estabilidade desgastes ou o que?


por sidnei moreira - Quarta-feira, 01 de Abril de 2015 - 15:28:41 - Comentar

vou trocar 4 pneus novos no meu gol g5 aro 14 que medidas de pneus posso usar sem sair das normas nem da garantia do pneu.


por Adryanu Gomez - Segunda-feira, 23 de Março de 2015 - 21:16:28 - Comentar

Eu tenho um Palio Fire ELX 2004 e quero colocar rodas aro 15". Quais dimensões do pneu devo colocar?
Obs. Quero um perfil mais confortável.


por Ronaldo Camargo - Quinta-feira, 05 de Março de 2015 - 09:44:52 - Comentar

Olá estou com dúvida!!
Tenho um Fit EX 1.5 ano 2005 estou usado pneus 175/65 R14 minha duvida é, eu posso colocar os 4 Pnes 175/70 R14 isto vai me prejudicar em que?
Fico no aguardo..


por Diogo - Segunda-feira, 02 de Março de 2015 - 13:30:22 - Comentar

Tenho um gol g5 2009 e gostaria de por roda aro 17, gostaria saber se o pneu 225 / 45 r 17 se encaixaria bem, se é recomendado e se tem problemas relacionados a raspar. Grato


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