Sindirepa PG
Cuidado - 11/12/2012

Instalação de sistema de rastreamento e bloqueio merece atenção

A organização é fundamental para a execução de um trabalho com qualidade e segurança

A partir do começo de 2013, 20% de toda a frota nova de carros e caminhões do País deverá sair de fábrica com sistema de bloqueio e rastreamento instalados, segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito). E até agosto, o Contran prevê que 100% dos novos veículos tenham o sistema. No entanto, um recurso que é usado para proporcionar maior segurança para os motoristas, deve ter alguns cuidados na hora da instalação.

A edição de outubro da Revista Cesvi Brasil apresenta uma matéria sobre o que deve e o que não deve ser feito na hora da instalação de sistema de rastreamento e bloqueio. Quando o sistema de rastreamento é mal instalado, além de ele não funcionar, as consequências podem variar desde uma pane geral até um incêndio. Por esse motivo, esse momento é de extrema importância.

O uso do uniforme e da alavanca plástica são pontos essenciais na hora da instalação. O primeiro é importante para não sujar o banco dos veículos, além de passar uma impressão melhor ao cliente. Já o segundo auxilia na remoção dos painéis, pois oferece um risco menor de danos permanentes, além de facilitar a remoção dos componentes automotivos.

Confira dicas importantes na hora da instalação:

Uso da Fita em Espiral

O erro que instaladores executam é torcer os fios do chicote e aglomerar a fita em acabamento em um ponto. Muitas vezes, isso ocorre para ocultar emendas mal feitas. O correto é aplicar a fita em espiral, semelhante ao acabamento original em chicotes do modelo de veículo.

Acabamento do chicote

O uso de cabos torcidos na extensão do chicote é o modo incorreto de acabamento. Quando o instalador for inserir o acabamento, ficará evidente que determinado chicote elétrico foi mexido, o que deixa indícios para ladrões especializados. O cuidado na hora da emenda é importante. Existe risco de esquecimento de um fio descascado pelo instalador, com chance de curto-circuito no futuro.

O correto é realizar o isolamento já no momento em que for lidar com o fio. A melhor forma de trabalhar com chicote elétrico é agrupá-lo da mesma maneira que o chicote original, sem embaraça-lo. As cintas plásticas permitem fazer este agrupamento da forma adequada e sem deixar evidente que houve intervenção. Sobras de fio e emendas ficam ocultas no interior do chicote.

Ferramentas

Atenção ao uso de ferramentas é essencial. Utilizar chave de fenda com cabo quebrado, chaves desgastadas, sujas e com péssima aparência e lâmpadas-teste que podem provocar curto-circuito, não é indicado, pois podem atrapalhar no momento da instalação. O ideal é que as ferramentas estejam em boa condição para uso, para então realizar um trabalho de qualidade. Outro destaque é na hora do cuidado com o volante. O estudo mostra que o correto é utilizar uma película plástica, para evitar volantes sujos de graxa ou outros resíduos, e como consequência oferecer boa proteção, facilidade e qualidade na instalação.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Empresario