Sindirepa PG
Segurança - 11/12/2012

Cresce uso de ABS nas motos

Entre as vantagens em aderir ao sistema de segurança está o baixo custo, comparado com os sistemas para carros

A tecnologia dos freios ABS começou a ser desenvolvida na década de 80 e é atualmente um dos mais importantes sistemas de segurança para veículos. Graças ao sucesso, o uso em motocicletas também está aumentando gradativamente. O objetivo do sistema é frear com mais segurança e controle do veículo. Para carros, a obrigatoriedade de uso será válida a partir de 2014.

Uma análise de todos os modelos oferecidos atualmente pelas quatro principais montadoras de motocicletas aponta que mais de 26% deles já contam com o ABS (de série ou como opcional). Além disso, a vantagem é que para instalar o sistema de segurança nas motos o custo é mais baixo do que em carros. Em relação ao custo final do veículo, uma pesquisa realizada em São Paulo pela Abraciclo, demonstra que a variação média de preços, entre modelos sem e com ABS, é de 7,95%. Uma diferença aceitável, já que se trata de um sistema que pode proteger a vida ou reduzir os riscos de um acidente.

E é com o intuito de minimizar o número de ocorrências que as fabricantes de motos começaram a instalar o sistema de frenagem ABS. Ele gerencia a rotação das rodas identificando um eventual travamento. Ele alterna, de forma automática, a liberação e a aplicação dos freios, garantindo que as rodas não travem.

Motivos - A Abraciclo, organização que representa os fabricantes de motocicletas, está realizando um estudo, com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, para analisar as causas reais dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. Segundo dados da entidade, o Brasil é o quinto maior produtor mundial de motocicletas, com uma fabricação anual de mais de dois milhões de unidades e uma frota que conta com mais de 18 milhões de motos. O estado campeão em acidentes com motociclistas é São Paulo. Entre 20 mil vítimas de acidentes hospitalizadas em 2011, quase 50% eram motociclistas.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Empresario