Sindirepa PG
Sindirepa PG
Suporte - 16/10/2012

Seminário Automotivo orienta sobre PCPV

Evento esclarece sobre a implantação da inspeção veicular
clique para ampliar clique para ampliarSeminário apresentou orientações teóricas e práticas sobre a emissão de poluentes (Foto: Sindirepa PG)

Com o propósito de apresentar a todos os participantes a rotina sobre a inspeção veicular, com ênfase na Emissão de Poluentes, o Sindirepa PG realizou seminário nos dias 9 e 10 de outubro, no auditório do Sesi em Ponta Grossa.

Com o tema "Inspeção Veicular - Análise de Gases", o evento foi direcionado à população em geral, com foco nos empresários e colaboradores do setor de reparação. Participaram 80 profissionais das cidades de Ponta Grossa, Guarapuava, Telêmaco Borba, Castro, Carambeí, Curitiba, Prudentópolis e Blumenau.

De acordo com o presidente do Sindirepa PG, Jorge Szabli Junior, o objetivo do seminário é orientar a população sobre o PCPV (Plano de Controle de Poluição Veicular), que tem início no próximo ano. "O seminário apresentou mais informações sobre a inspeção ambiental veicular e auxiliou as pessoas para se prepararem a cumprir as exigências do PCPV paranaense", afirma.

No primeiro dia do seminário foram realizadas palestras sobre a Resolução 418 - As Leis sobre Emissão de Poluentes - Impactos nas Oficinas mecânicas na implantação da Inspeção, com a apresentação da grade de cursos do Senai voltados para a inspeção Veicular. Segundo o presidente do sindicato, é fundamental orientar os profissionais sobre esse assunto. "Escolhemos este tema porque nós profissionais do setor precisamos conhecer a Lei, quem poderá e quem não poderá trabalhar nesta área, quais equipamentos serão necessários adquirir e em quais áreas precisaremos de treinamento", ressalta.

Já no segundo dia de evento, foi realizado uma simulação de uma Inspeção Veicular, onde o palestrante demonstrou aos participantes o que os gases poluentes são capazes de causar no motor de um veículo, além de prejudicar a saúde e o meio ambiente.

Importância- A implantação do PCPV, que tem início em 2013, acontecerá simultaneamente em todos os municípios do Estado. O assunto, que já está sendo debatido com os sindicatos de reparação desde o ano passado, visa diminuir as emissões de gases nocivos ao meio ambiente pelos automóveis. Foi formulada uma tabela que aponta os índices máximos de emissões que carros, motos, caminhões, ônibus e veículos agrícolas podem atingir.

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Empresario

Utilize nossos Serviços

Associe-se