Sindirepa PG
19/06/2012

Varejo local registra queda nas vendas

Publicado em: 19/06/2012 - 00:00 | Atualizado em: 19/06/2012 - 13:30 - Fonte: Diario dos Campos

A Federação do Comércio (Fecomércio) no Paraná divulgou ontem uma pesquisa que mostra o desempenho do varejo de Ponta Grossa, em abril. As vendas reais (deflacionadas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) caíram 3% na comparação com o mesmo mês de 2011. Dos 12 ramos de atividades pesquisados, oito fecharam o abril deste ano no vermelho.

O setor que mais sentiu o recuo no faturamento foi o de vestuário, 18,71%. Em seguida, as livrarias e papelarias, com 15,98% e materiais de construção, com 15,81%. Móveis, decorações e utilidades domésticas registraram queda de 12,96%, enquanto os supermercados de 12,78%.

Por outro lado, conseguiram manter o faturamento aquecido as óticas, as concessionárias de veículos, tecidos e farmácias e perfumarias. Os acréscimos foram de 30,73%, 18,85%, 8,41% e 7,23%, respectivamente.

Para o empresário do ramo de cosméticos e perfumaria, Nilton Fior, dois fatores influenciaram positivamente no setor. “Os filhos anteciparam a compra do presente para as mães. Ao invés de comprar em maio, compraram em abril. Outro motivo foi à queda de temperatura em abril. O frio fora de época levou os consumidores a adquirirem mais hidratantes”, explica.

Através da pesquisa, a Fecomércio comparou também o comportamento das vendas em abril com março de 2012. Neste caso, o recuo foi ainda maior, 9,02% na média. Novamente, oito ramos pesquisados tiveram resultado negativo em abril último. As óticas foram as que mais perceberam a queda diante de março, 24,03%; autopeças e acessórios aparecem na sequência, com 22,30%; livrarias e papelarias, com 17,66% e materiais de construção com 17,59%.

Os quatro setores que conseguiram bons resultados foram tecidos (17,72% de aumento em relação a março); calçados, 5,93%; vestuário, 4,86% e móveis, decorações e utilidades domésticas, 1,17%.

Compras

O varejo segurou as compras reais (deflacionadas pelo IPCA) em abril deste ano. Na comparação com o mesmo mês de 2011 o recuo foi de 2,65%, já em relação a março foi de 9,64%.

Conforme a pesquisa, em abril sete ramos não conseguiram elevar as vendas na comparação com igual período do ano passado. O setor que mais sentiu a queda o de materiais de construção, 32,70%. Em seguida, calçados, com 32,69% e as óticas, com 30,21%.

As farmácias e perfumarias, concessionárias de veículos, livrarias e papelarias, tecidos e combustíveis, são os setores que tiveram aumento nas vendas em abril, 22,10%, 21,41%, 19,78%, 18,96% e 3,05%, nesta ordem.

Acesse Link da Reportagem no Diario dos Campos

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Lily Wilson - Terça-feira, 11 de Julho de 2023 - 06:36:41 - Comentar

The decrease in sales of local retailers is not a shock as its common occurrence. I have learned about this in economics when I has to do my assignment for me about retailers and sales variation. Its an interesting topic.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Empresario