Sindiminerais PR
Logística Reversa - 27/06/2013

Minerais não-metálicos têm primeira reunião com a Sema

Encontro do dia 9 de julho tem a função de sanar dúvida dos sindicatos empresariais e estruturar a base do plano de gerenciamento de resíduos

O setor de minerais não-metálicos vai realizar a primeira reunião com representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) para tratar da logística reversa. Durante o encontro, marcado para o dia 9 de julho, os sindicatos de cerâmica vermelha, mineração, rochas ornamentais e calcário poderão tirar dúvidas e debater sugestões de projetos para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída pelo governo federal em 2010.

Essa será a primeira de uma série de ações previstas no Termo de Compromisso firmado entre os sindicatos empresariais, a Sema e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em novembro de 2012. A intenção é que o setor produtivo apresente as demandas e também uma ideia de projeto. Para facilitar o processo, as entidades representativas que compõem a cadeia de minerais não-metálicos foram agrupadas para seguir uma agenda conjunta.

Cada atividade possui particularidades, portanto terão de formatar mecanismos próprios de logística reversa. “Os projetos devem ser formulados por cada sindicato ou em conjunto, com apoio de outras entidades, se for interessante. Nós fornecemos suporte técnico e de estrutura”, explica Milene Louise Gelenski, analista de Fomento e Desenvolvimento da Fiep.

Após o encontro de julho estão agendadas mais duas datas para a apresentação e aplicação do projeto. A entrega do plano de logística reversa será feita no dia 8 de fevereiro de 2014. Participaram do trabalho conjunto: Sindicer Oeste, Sindicer Norte e Sindicer Paraná, Sindiminerais Paraná, Simagran e Sindemcap.

Filie-se