Sindiminerais PR
Trabalho técnico - 27/06/2013

Entidade divulga vantagens da cerâmica na construção civil

Estudo comprova a superioridade construtiva das telhas e blocos do material frente ao concreto

A Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) vem trabalhando junto ao setor de construção civil as vantagens técnicas do uso de produtos cerâmicos. A entidade apresentou recentemente, em dois eventos dirigidos ao segmento, os resultados da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos Produtos Cerâmicos - blocos e telhas - e o comparativo com os equivalentes em concreto. O estudo foi realizado pela empresa canadense Quantis a pedido da Anicer. Ele identifica toda a interferência ambiental de um produto desde a fabricação até o descarte final e, dessa forma é capaz de mostrar aos consumidores quais produtos têm melhor relação com o meio ambiente.

O ACV de Telhas foi divulgado ao público na última Feicon Batimat (maior feira de construção do país), realizada em março, e mais recentemente na Construction Congress 2013, no dia 7 de junho, os dois eventos aconteceram em São Paulo (SP). O trabalho comprova que cada m² de cobertura cerâmica requer 70% menos água do que as de concreto, e por serem de 15 a 20% mais leves e fazerem menores distâncias de transporte, emitem 70% menos de CO2 na atmosfera. Além disso, consomem 57% a menos de energia do que o concorrente.

Já o estudo realizado com os blocos cerâmicos, foi apresentado no 15º Ibmac (International Brick and masonry congress), no ano passado, indicando que o material tem menos impacto nas mudanças climáticas e no esgotamento de recursos não renováveis. A emissão de gases de efeito estufa por m² de parede construída com blocos cerâmicos é aproximadamente 50% menor do que a mesma construção feita com concreto.

Filie-se