Sindiminerais PR
Vidro e argila - 21/03/2013

Estudo aborda uso de resíduos de lâmpada na cerâmica

O resíduo é misturado na massa argilosa e tem a função de melhorar a qualidade do produto

A doutoranda Alline Morais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) realizou um estudo sobre a inserção de resíduos de lâmpada na composição da cerâmica vermelha. O trabalho acaba de ser apresentado no Congresso Internacional TMS 2013 (Annual Meeting & Exhibition), que aconteceu de 3 a 7 de março, em San Antonio nos Estados Unidos.

Com o título de “Caracterização de resíduo de vidro de lâmpada fluorescente para incorporação em cerâmica vermelha”, a autora mostra os resultados da caracterização de do material obtido com a descontaminação desse tipo de lâmpada.

A ideia é incorporar esse resíduo a uma massa argilosa para a produção de cerâmica vermelha. Com isso, espera-se ser possível melhorar a qualidade da cerâmica e, também, promover a destinação ambientalmente correta para o rejeito.

“Estamos estudando o resíduo para saber sua composição química”, afirma Alline. Ela explica que a caracterização é uma das etapas mais importantes para que a pesquisa possa vir a ser utilizada na produção industrial. Nesta fase, é feito o processo de conhecimento deste resíduo em termos físicos, morfológicos e de comportamento térmico. “Isso para conseguirmos adequá-lo à massa de cerâmica vermelha”, afirma.

A utilização da técnica ainda não foi testada em escala industrial. Existe a possibilidade de a autora entrar em contato com empresas após a publicação do estudo em revistas científicas.

Filie-se