Sindiminerais PR
Sindiminerais PR
Vidro e argila - 21/03/2013

Estudo aborda uso de resíduos de lâmpada na cerâmica

O resíduo é misturado na massa argilosa e tem a função de melhorar a qualidade do produto

A doutoranda Alline Morais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) realizou um estudo sobre a inserção de resíduos de lâmpada na composição da cerâmica vermelha. O trabalho acaba de ser apresentado no Congresso Internacional TMS 2013 (Annual Meeting & Exhibition), que aconteceu de 3 a 7 de março, em San Antonio nos Estados Unidos.

Com o título de “Caracterização de resíduo de vidro de lâmpada fluorescente para incorporação em cerâmica vermelha”, a autora mostra os resultados da caracterização de do material obtido com a descontaminação desse tipo de lâmpada.

A ideia é incorporar esse resíduo a uma massa argilosa para a produção de cerâmica vermelha. Com isso, espera-se ser possível melhorar a qualidade da cerâmica e, também, promover a destinação ambientalmente correta para o rejeito.

“Estamos estudando o resíduo para saber sua composição química”, afirma Alline. Ela explica que a caracterização é uma das etapas mais importantes para que a pesquisa possa vir a ser utilizada na produção industrial. Nesta fase, é feito o processo de conhecimento deste resíduo em termos físicos, morfológicos e de comportamento térmico. “Isso para conseguirmos adequá-lo à massa de cerâmica vermelha”, afirma.

A utilização da técnica ainda não foi testada em escala industrial. Existe a possibilidade de a autora entrar em contato com empresas após a publicação do estudo em revistas científicas.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Filie-se

Associe-se