Localização

aplaluminios@hotmail.com

 




Destaques



Voc� est� no site:   Fiep   /   Sindicatos   /   Sindimetal Sudoeste   /   APL Alumínio Sudoeste  Álbum de Fotos
Missão Técnica do APL Cariri no Ceará
Tamanho da fonte : Aumentar +A | Diminuir -A

APL do Alumínio do sudoeste do Paraná

é inspiração para empresários cearenses

 

Missão técnica com representantes do polo paneleiro da região do Cariri conheceu entidades e empresas de Pato Branco e Francisco Beltrão; ações no Sudoeste relacionadas à certificação de produtos tiveram repercussão nacional

 

Um grupo de empresários que integra o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC) do Cariri (Simec Cariri) esteve no sudoeste do Paraná na terça e quarta-feira, 27 e 28 de setembro. Eles conheceram o sistema de organização do Arranjo Produtivo Local de Utensílios Domésticos e Produtos em Alumínio do Sudoeste do Paraná (APL do Alumínio), que reúne as principais empresas produtoras de panelas e utensílios de cozinha na região.

 

No primeiro dia, a missão cearense esteve em Pato Branco, onde foi recebida por representantes do APL do Alumínio, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco (Sindimetal Sudoeste), Sebrae/PR e Sesi/Senai.  O grupo visitou o Parque Tecnológico de Pato Branco, quando a gerente das unidades do Sesi/Senai em Pato Branco e Dois Vizinhos, Márcia Denize Triches Painim, apresentou os dois laboratórios do Senai instalados no local. Em seguida, visitaram a sede regional do Sebrae/PR, Sesi/Senai, Sindimetal Sudoeste e a empresa Atlas Eletrodomésticos. No dia 28, a agenda de visitas teve início na indústria MTA, em Marmeleiro. No período da tarde, em Francisco Beltrão, aconteceram visitações ao Centro Empresarial e à empresa Fromak.

 

Adelaído de Alcântara Pontes, delegado regional do Simec Cariri, explica que a aproximação com o APL do Alumínio do Sudoeste começou com a visita do coordenador do arranjo produtivo, Sadimar Froza, no início deste ano. O interesse em saber mais sobre as empresas sudoestinas está ligado a mudanças na legislação brasileira, relacionadas à obrigatoriedade de todos os utensílios de cozinha de forno e fogão necessitarem de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

 

A certificação deveria estar vigorando desde 2015, mas as argumentações das entidades e empresas do APL do Alumínio do Sudoeste sensibilizaram o Inmetro, que prorrogou o prazo para 2019.

 

“Estávamos com muita dificuldade de adequar as nossas empresas à certificação do Inmetro. Ficamos muito apreensivos e ficamos sabendo da conquista do APL do Sudoeste. Nosso objetivo é firmar parcerias e buscar soluções para resolver os nossos problemas em conjunto”, diz Pontes.

 

O delegado regional do Simec acrescenta que o polo paneleiro do Cariri, que reúne empresas da microrregião do Crato e Juazeiro do Norte, conta com 130 empresas formalizadas.

 

“É o terceiro polo paneleiro do Brasil. Basicamente, são empresas que trabalham com a fabricação de utensílios de cozinha, panelas para forno e fogão, e também de lingotes de alumínio”, completa Adelaído Pontes.

 

APL no Cariri

Iomar Batista, gestor de projetos da Indústria do Sebrae/CE, escritório regional do Cariri, acompanhou a missão que veio ao Paraná e adianta que a ideia de formar um arranjo produtivo local no Ceará está sendo estudada. “Hoje, os empresários estão muito sintonizados. Houve a oportunidade de se encontrarem e foi possível conhecer a situação das empresas da região. A visita aqui vai nos dar mais informações sobre o funcionamento e organização do APL e também em questões de comercialização”, comenta Batista.

 

O coordenador do APL do Alumínio do Sudoeste do PR, Sadimar Froza, ressalta que a visita da comitiva cearense é uma oportunidade para trocar experiências. “Também aprendemos com eles, que formam o maior polo paneleiro do Nordeste brasileiro. A troca de informações fortalece nosso grupo. O reconhecimento dos empresários de lá fortalece nossa meta de trabalhar em conjunto e crescer”, afirma Froza, que é empresário em Francisco Beltrão.

 

Consultorias

Gilcindo de Castro Corrêa Neto, consultor e coordenador das ações do Sebrae junto ao APL de Utensílios Domésticos e Produtos de Alumínio do Sudoeste do Paraná, na regional sul do Sebrae/PR, recorda que o trabalho começou ainda em 2012, quando da emissão da portaria do Inmetro.  O Sebrae/PR, juntamente com parceiros, promoveu consultorias e colaborou com os contatos com o instituto de metrologia.

 

“Tudo isso repercutiu nacionalmente. Empresários e entidades de outras regiões começaram a perceber que aqui é um polo importante. Representantes da Federação das Indústrias da Paraíba também já demonstraram interesse em conhecer in loco o APL do Alumínio”, revela Gilcindo.

 

O consultor do Sebrae/PR comemora também o interesse dos empresários do polo paneleiro cearense. “Para nós, é fantástico. É o reconhecimento do trabalho realizado e não vai parar aqui. É apenas o início de uma parceria que renderá muitos resultados”, prevê.

 

Parcerias dão resultado

A diretora executiva do Sindimetal Sudoeste, Meri Aparecida Moraes, destaca que as conquistas do APL do Alumínio só foram possíveis graças à soma dos esforços das entidades e empresas que compõem o arranjo produtivo.

 

“Para o Sindimetal Sudoeste, é vital que as entidades mantenham o contato e estabeleçam parcerias. Tudo o que alcançamos foi fruto das parcerias”, celebra Meri Moraes. A diretora executiva salienta que o Simec Cariri quer estreitar laços com o Sindimetal Sudoeste e já fez o convite para que o sindicato e o APL participem de um fórum do setor na região do Cariri.

 

O APL do Sudoeste em números

Atualmente, existem 96 empresas que atuam na fabricação de utensílios para cozinha na região Sudoeste do Paraná – 33 delas em Francisco Beltrão e 22 em Pato Branco, totalizando 1.656 postos de trabalho gerados. De janeiro a junho deste ano, as empresas que integram o APL do Alumínio no Sudoeste exportaram produtos na ordem de US$ 905 mil.

 

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.





Voltar


 

Contato
Participe do APL de Alumínios do Sudoeste PR

Ver Todas

Parceiros

Nenhum
  • Norma Regulamentadora nº 1
  • FEIRAS E NEGÓCIOS
  • CALENDÁRIO DE FEIRAS
  • FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Direitos Reservados

    Av. Candido de Abreu, 200 - Centro Cívico
    80530-902 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-9000