Localização

aplaluminios@hotmail.com

 




Destaques



Voc� est� no site:   Fiep   /   Sindicatos   /   Sindimetal Sudoeste   /   APL Alumínio Sudoeste  Álbum de Fotos
Sindimetal Sudoeste comemora Dia da Indústria
Tamanho da fonte : Aumentar +A | Diminuir -A

 

Sindimetal Sudoeste comemora Dia da Indústria 

Evento teve a participação de cerca de 400 pessoas e lançou o movimento "Sem o empreendedor as engrenagens não giram"

Em comemoração ao Dia da Indústria, o Sindimetal Sudoeste organizou um evento, no dia 17 de junho, juntamente com a Fiep e o Fórum de Desenvolvimento de Pato Branco. A programação contou com jantar, show e uma palestra sobre economia, ministrada pelo ex-secretário da Agricultura do Estado do Paraná Eugênio Stefanello. O Sindimetal ainda aproveitou a ocasião para lançar um movimento pró-empreendedorismo.

O evento, que teve a participação de cerca de 400 pessoas, aconteceu no Clube Pinheiros e contou com o apoio dos sindicatos da região: Sinvespar, Sindipal, Sindirepa de Francisco Beltrão e o Sindimadmov, todos representados por seus presidentes, respectivamente, Cláudio Latreille, Rony Júnior Marini, Rafael Liston e Leocir Marafon. Estavam presentes, também, autoridades como o secretário de Assuntos Estratégicos do Estado do Paraná, Edson Casagrande; o deputado estadual Augustinho Zucchi; o diretor regional do Senai, João Barreto Lopes; o prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó; e os vice-presidentes da Fiep Edson Campagnolo e Carlos Walter Martins. A comemoração teve o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná da região (UTFPR), do Sindicomércio, da Fecomércio, do APL Utensílios Domésticos e Produtos em Alumínio e da Gráfica Xingu.

Movimento - No evento, aconteceu, ainda, o lançamento de uma campanha pró-empreendedorismo, que tem como mote "Sem o empreendedor as engrenagens não giram. O desenvolvimento não acontece. Quem conhece as leis no Brasil não empreende". Os idealizadores foram o presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Néri, e o coordenador regional da Fiep de Pato Branco, Cláudio Petrycoski, visando utilizar a internet como uma rede de difusão dos problemas enfrentados por empreendedores. "A internet vem causando profundas transformações sociais, pois quase não há filtros ou censura. As informações são amplamente difundidas, mobilizando as pessoas", afirma Néri.

Segundo Petrycoski, a campanha aponta seis engrenagens, que necessitam de uma relação harmônica para fluir: o empreendedor, o Governo, a sociedade, o judiciário, o legislativo e o empregado. O principal objetivo é buscar apoio ao empreendedor, compreendendo as dificuldades que eles enfrentam. "Está sendo muito complicado ser formal e, ao mesmo tempo, competitivo. Enfrentamos muitos concorrentes internos informais", afirma.

Para melhorar essa situação, a campanha questiona pontos importantes, como os altos encargos trabalhistas, exames admissionais e demissionais, valores das sentenças judiciais trabalhistas ascendentes e incompatíveis com a queda da rentabilidade líquida das empresas e a "indústria" dos atestados médicos. Para Petrycoski, a legislação coloca até mesmo o empresário que oferece todos os equipamentos de proteção e treinamentos como responsável por acidentes de trabalho. "O Congresso deve analisar melhor algumas questões. Existem muitas empresas brasileiras se instalando na China ou na Índia e adquirindo produtos industrializados nesses países. Existem muitos equívocos na nossa legislação", afirma.

Como agir - O Sindicato busca encaminhar o máximo de e-mails possíveis a todas as esferas do Poder Judiciário, formando uma rede pró-empreendedorismo. O lema é "integrados podemos multiplicar pensamentos e transformar de fato". "É preciso reivindicar para mudar esse cenário. Caso contrário, a tão desejada geração de empregos - hoje uma realidade - entrará em declínio", afirma Néri. Todo o material escrito, editado ou difundido pela campanha pode ser repassado pelos interessados. As autoridades presentes no evento já aderiram à iniciativa, disponibilizando e-mails.


Fonte: Sistema FIEP, Boletim Sindical Sindimetal Sudoeste.

 




Voltar


 

Contato
Participe do APL de Alumínios do Sudoeste PR

Ver Todas

Parceiros

Nenhum
  • Norma Regulamentadora nº 1
  • FEIRAS E NEGÓCIOS
  • CALENDÁRIO DE FEIRAS
  • FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Direitos Reservados

    Av. Candido de Abreu, 200 - Centro Cívico
    80530-902 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-9000