Sindimetal Sudoeste
16/09/2009

Intercâmbio Comercial Brasil - Itália

Importantes contatos, significativas oportunidade

Itália cada vez mais próxima cultural e comercialmente do Brasil

Existem 74 câmaras de comércio da Itália no mundo. Elas integram as ações internacionais da Itália em outros países. No Brasil existem, as embaixadas que dão suporte para seis consulados, seis câmaras de comércio, institutos culturais e instituições de comércio exterior. A cultura, principalmente, é vista como fato de acesso primário da Itália em outros países, uma base de aproximação. Palavras do doutor em Economia pela Universidade de Bolonha, Antonio Coliva, que preside a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, que acaba de instalar a delegação regional liderada pelo ex-prefeito de Coronel Vivida, Pedro Mezzomo.  Lideranças de toda a região estiveram reunidas na noite de quinta-feira (10/09), no auditório da UTFPR, em Pato Branco.

Coliva evidenciou a importância das parcerias para desenvolvimento local e regional. Disse que 2011 será o “ano da Itália no Brasil”, o que intensificará as relações culturais e comerciais entre os dois países. “Já realizamos rodadas de negociações envolvendo empresas italianas e outras de Londrina e Curitiba. Todas as envolvidas tem, pelo menos, três negociações em andamento.

Ele que é profundo conhecedor dos Distritos Industriais Italianos, que alavancam o desenvolvimento econômico daquele país, ressalta que eles são uma espécie de Arranjo Produtivo Local no Brasil. “São a aglomeração de empresas, num espaço territorial, com afinidades em especialização produtiva e ampla rede de contatos públicos e privados que as diferenciam.”

Na Itália os distritos contam com mais de 200 mil empresa que representam 27% do Produto Interno Bruto; 42% dos empregos gerados e 47% das exportações italianas. “É um modelo que merece ser observado e acompanhado. Existem 20 regiões e 145 distritos industriais na Itália. 40% deles na região do Veneto, que é a base originária dos italianos e descendentes que colonizam o Sudoeste Paranaense.”

Coliva identifica que o Brasil representa um futuro promissor. Tem oportunidades, jovens consumidores. “Se você for na Itália enfrenta dificuldades em encontrar jovens e mulheres grávidas. A Itália tem cerca de 60 milhões de habitantes e nascem anualmente 470 mil crianças. Para manter a população do país a média de longevidade, seguindo a atual natalidade, exigirá vida média de 125 anos para a população, algo complicado e que demonstra que existirá muito espaço para quem busca desenvolvimento.”

Na oportunidade Roberto Coliva também evidenciou que a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, foi fundada em 1986 e oferece importantes serviços para incrementar e viabilizar negócios para os seus associados, como:  Missões Empresariais; Divulgação de Negócios;  Assessoria de Negócios; Promoção e organização de eventos;   comerciais e culturais;  Ações de Marketing;  Convênios com Agências de Viagem, Hotéis  e Restaurantes e estudos de mercado e de viabilidade.

O encontro, liderado pelo coordenador regional da Fiep e presidente do Fórum de Desenvolvimento de Pato Branco, Cláudio Petrycoski contou com a presença do presidente da Câmara do Paraná, Roberto Coliva e seu vice-presidente, Luiz Fernando Cantonera.  Também marcaram presença o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco, André Gustavo de Almeida Ferreira; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Pato Branco Júlio Lattmann; o prefeito de Palmas, Hilário Andraski; o vereador William Macedo; a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Meri Moraes; o presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Néri; o vice-presidente do Instituto Prosdócimo Guerra, Sócrates Petrycoski, entre outras lideranças.

Para Cláudio Petrycoski que esteve na Itália, foi uma oportunidade a mais de conhecer um modelo que deu certo e pode proporcionar bons intercâmbios comerciais. Já Pedro Mezzomo diz que há o desafio do Sudoeste Paranaense valer-se da condição de contar com alta concentração de descendentes de imigrantes para alavancar oportunidades.

Durante o encontro aconteceu a apresentação de canções líricas através de Adriano Soares, acompanhado do pianista correpetidor, de Francisco Beltrão, Tiago Luiz Fabrin. Eles apresentaram “O cessate di piagarmi”; “O del mio dolce ardor”; “Pur dicesti, o bocca bella”. Além disso o caricaturista Rodrigo Mello Campos realizou vários trabalhos de produção de faces.

O evento contou com o apoio da Coordenadoria Regional da Fiep/Pato Branco; UTFPR; Sebrae; Atlas Eletrodomésticos; Estofados Piacentini e Sindimetal Sudoeste.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail