Sindimetal Sudoeste
Sindimetal Sudoeste
LOGÍSTICA REVERSA - 07/04/2014

LOGÍSTICA REVERSA

LOGÍSTICA REVERSA

Política reversa é tema para palestra

Carlos Edson Waltrich, do Senai Paraná esteve em Pato Branco na noite de quinta-feira (3/4), no Teatro SESI para falar sobre logística reversa no segmento industrial. A logística reversa trabalha as formas de reaproveitamento, re-destinação e principalmente retorno de produtos, embalagens ou materiais ao centro produtivo, ou seja, a indústria. Tudo para minimizar impactos ambientais ligados ao que sobra dos produtos consumidos pela sociedade.

            Os sindicatos contrataram o Senai Paraná para elaborar o Plano de Logística Reversa que acabará gerando benefícios aos associados que deverão apresentar planos individualizados, sob o risco de responder ambientalmente na SEMA.

            Os assuntos evidenciados pelo palestrante no encontro foram: a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a responsabilidade compartilhada, o edital de chamamento e aspectos legais da logística reversa.

            Para o coordenador  regional da Fiep, Cláudio Petrycoski existe uma tendência sem volta de sustentabilidade e uma legislação que bate a porta do meio empreendedor. “Precisamos ficar atentos e buscar nos adequar para não ficarmos sujeitos a problemas ambientais e seus efeitos que muitas vezes podem, até, comprometer a condição de vida da empresa.”

            O presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Neri diz que é mais uma transferência de responsabilidades da sociedade para o setor produtiva que deverá ser absorvida e transformada, gradativamente, em custos para quem consome. “No final da cadeia está o consumidor e, geralmente, é para ele que é transferido o ônus, apesar de vivermos uma economia cada vez mais competitiva em que – em boa parte dos casos – a absorção do que é imposto – acaba sendo do empresário que não consegue repassar em valores para frente. A iniciativa gera desenvolvimento sustentável, sendo positiva, mas deve haver um real compartilhamento de atribuições, responsabilidades e custos.”

        O encontro foi uma realização do Sindimetal Sudoeste, do Sindirepa, do Sindimadmov, do Sinvespar, do Sindipal e do  Simov que assinaram um termo de compromisso com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e  Recursos Hídricos (SEMA) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para elaborar uma agenda positiva para implementação de um programa de logística reversa dos resíduos sólidos gerados na cadeia produtiva industrial e de consumo. A iniciativa conta com o apoio das Coordenadorias Regionais da FIEP de Pato Branco e Francisco Beltrão.

Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail