Sindimetal Sudoeste
Sindimetal Sudoeste
Meio Ambiente - 16/05/2013

Representantes tratam de logística reversa em Londrina

Grupo debateu e conferiu palestra sobre o tema, além de visitar a 9ª EletroMetalCon

Representantes de diversos sindicatos do setor metalmecânico estiveram reunidos na sede do Sindimetal Londrina, no dia 24 de abril, tendo como principal pauta a questão da logística reversa. Estavam presentes membros do Sindimetal Sudoeste, Paraná, Londrina, Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Sindirepa Paraná e Sindiplacas Paraná.

Representando o Sindimetal Sudoeste, esteve a executiva do sindicato, Méri Moraes, que ressaltou o resultado positivo do evento. “O mais interessante foi ter a nossa realidade colocada em pauta. Chegamos à conclusão de que não devemos apenas aceitar, temos que opinar e enviar pedidos aos órgãos competentes, mostrando a união dos empresários”, diz.

O analista de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, Jerri Adriani Chequin, explica que foi criada uma agenda de trabalho. “A metodologia já está sendo desenvolvida e os setores estão se interligando e mobilizando para buscar as melhores formas de atender a legislação nacional”, explica.

Chequin acrescenta que é importante que as indústrias paranaenses entrem em contato com seus sindicatos, repassando suas dúvidas, preocupações e ações que deram certo. “Dividir experiências pode ajudar muito”, afirma.

Segundo ele, o papel da Fiep está sendo ajudar na elaboração de uma metodologia, gerando aproximação com o Governo do Estado. “A Federação está mobilizando, orientando e traçando um plano de trabalho e cada indústria tem a responsabilidade da implantação”, conclui.

Para finalizar, os participantes assistiram a uma palestra de Logística Reversa voltada para metalmecânica sobre o tema Descarte de resíduos: A importância de se adequar à legislação, ministrada pelo diretor de responsabilidade socioambiental da Associação Brasileira da indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), André Luís Saraiva, com sete anos de experiência no assunto.

Durante a visita, o grupo também passou pela 9ª Feira Eletromecânica e da Construção Civil (EletroMetalCon) 2013, evento que recebe mais de 10 mil visitantes focados no perfil dos expositores da feira.

A próxima reunião entre os sindicatos está agendada para o dia 29 de maio, no mesmo local. Mais informações com o Sindimetal Sudoeste pelo telefone (46) 3225-1222.

Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail