Sindimetal Sudoeste
Evento - 10/12/2012

Sindimetal participa de seminário para micro e pequenas empresas

Evento realizado em Curitiba apresentou palestras e cases a empresários de diversos segmentos da indústria
clique para ampliar clique para ampliarSeminário teve participação de mais de 350 pessoas de 20 estados brasileiros (Foto: Divugação)

O Paraná foi sede do 1º Seminário Nacional dos Fóruns Estaduais das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte durante os dias 19 e 20 de novembro. O evento reuniu mais de 350 pessoas de 20 estados na sede da Fiep, em Curitiba. Organizado pela Secretaria do Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, o seminário reuniu representantes da União, Estado e municípios, iniciativa privada, federações, sindicatos, associações e entidades para trocar experiências e debater ações para o setor.

Representando o Sindimetal Sudoeste estavam o presidente, Evandro Néri, e a diretora executiva do sindicato e suplente do Fórum Regional da Micro e Pequena Empresa, Meri Moraes. “Grande parte do nosso corpo associativo consiste em micro empresas, portanto foi muito proveitoso. O objetivo era a nossa atualização sobre o que está acontecendo”, afirma o presidente.

O evento contou com palestras sobre capacidade de gestão, importância dos fóruns regionais na criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas e acesso ao crédito como instrumento facilitador de crescimento e competitividade dos pequenos negócios e a redução da inadimplência. Além disso, foram apresentados cases como: Políticas Públicas de Fortalecimento do Segmento e Estatuto das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras.

Dados - No Paraná, em torno de 85% das empresas não pagam Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No ano passado, o Estado abriu mão de aproximadamente R$ 1,2 bilhão de arrecadação para contribuir com o segmento.

“O crescimento do Paraná é o dobro da média nacional devido em grande parte às micro e pequenas empresas. Temos uma legislação diferenciada e obtivemos resultados extraordinários ao longo desses anos, com mais empregos, durabilidade das empresas e a economia paranaense ativa”, destacou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros.

O governo oferece isenção do ICMS para empresas com até R$ 360 mil reais anuais de faturamento. Para as que arrecadam até R$ 3,6 milhões, o pagamento da alíquota, que é cobrada no super simples ou simples nacional, fica pela metade.

Com relação ao evento, Barros deixou clara a sua satisfação. “Esperamos novos seminários já no ano que vem. A sinergia entre os fóruns gera boas práticas e uma igualdade de tratamento entre micro e pequenos empresários de todo o Brasil”, diz.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail