Sindimetal Sudoeste
Gestão - 10/12/2012

Sindimetal Sudoeste participa de Encontro do Planejamento Estratégico

Empresários apontaram prioridades da região durante Encontro de Planejamento Estratégico da Fiep, em Dois Vizinhos

clique para ampliar clique para ampliarDiretoria e Fiep elencaram as necessidades do setor de metalmecânica na região (Foto: Divulgação)

Capacitar as indústrias para que implantem uma cultura da inovação é uma das principais necessidades do setor industrial da região Sudoeste do Paraná. A demanda foi apontada por cerca de 60 empresários da região que, no dia 25 de outubro, participaram do Encontro de Planejamento Estratégico da Fiep, na cidade de Dois Vizinhos. A nova rodada de Planejamento passou também pelos municípios de Apucarana (região Norte), Umuarama (Noroeste), Toledo (Oeste) e Guarapuava (Campos Gerais).

Nas reuniões, o presidente Edson Campagnolo e gestores da Fiep apresentaram um balanço das ações da entidade no primeiro ano de atuação da atual gestão, além de uma série de produtos e serviços ofertados às indústrias do Estado. Além disso, os participantes puderam sugerir novas propostas para a atuação da Fiep. A programação foi encerrada no dia 29 de outubro, em Curitiba, com lideranças do setor industrial da capital e região metropolitana.

Segundo o diretor do Sindimetal Sudoeste, Ivo Muller, o encontro foi bem interessante e dinâmico. "Foram levantadas as questões de passado, presente e futuro, tanto do setor quanto da região em geral. Foi possível observar que estamos sendo levados para um bom caminho neste novo período", afirma.

Segundo ele, parte disso se deve à proposta de interiorização da nova gestão da Fiep, que o empresário de Capanema considera um passo muito importo. "O que desejamos agora é uma aproximação ainda maior das indústrias, associados e Fiep. A unidade da Fiep mais próxima fica localizada em Francisco Beltrão, o que dificulta a utilização desta infraestrutura, especialmente para a realização de treinamentos. Precisamos disso para aumentar nosso número de associados", disse.

Demandas - Segundo os industriais, é preciso levar ao Sudoeste mais eventos para divulgar a cultura da inovação junto aos empresários. Além disso, eles indicam a necessidade de criação de incubadoras, para dar suporte a empresas e novos projetos, além de capacitação das empresas já estabelecidas para desenvolvimento de ações inovadoras.

O presidente da Fiep afirmou que a inovação já é uma prioridade para a entidade. "Mudar o comportamento de nossas indústrias e criar uma cultura inovadora em todo o Estado é um desafio", disse. "Temos que aproveitar os ótimos resultados alcançados por empresas que apostaram na inovação para incentivar outras a seguirem o mesmo caminho", completou.

Crescimento - Para Campagnolo, investir em inovação é um dos principais meios para que a indústria do Paraná mantenha o papel de destaque que vem alcançando nos últimos anos. Desde 2002, a produção industrial paranaense cresce acima da média nacional, segundo dados do IBGE. Em 2012, a tendência deve ser mantida. "Enquanto a produção industrial brasileira deve fechar sem crescimento este ano, o Paraná deve crescer entre 6% e 7% na produção. A indústria está dando resposta ao aumento do consumo interno e ampliação das pautas de exportação", declarou.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail