Sindimetal Sudoeste
Sindimetal Sudoeste
11/08/2011

Sindimetal promove Programa Intensivo de Gestão Industrial

Sindimetal promove Programa Intensivo de Gestão Industrial

Sindimetal promove Programa Intensivo de Gestão Industrial

Empresários do setor metalmecânico que integram o APL de Alumínios do sudoeste recebem capacitação em gestão


clique para ampliar clique para ampliarPrograma Intensivo de Gestão Industrial indica soluções de gestão industrial. (Foto: Sindimetal Sudoeste)

O Sindimetal Sudoeste, em parceria com o Sebrae, está promovendo o Programa Intensivo de Gestão Industrial para as empresas que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) de Alumínios na região sudoeste do Estado. Até o final de julho, empresas dos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão e Marmeleiro participam deste Programa, que é direcionado para indústrias que precisam implantar soluções de gestão industrial por meio de módulos de capacitação intensiva e com consultoria personalizada.

O treinamento compreende módulos sobre custos industriais, gestão financeira e gestão da produção e qualidade. "Todo o conteúdo do programa foi preparado para atender a demanda das indústrias do setor. Mais específico, é aplicado de forma intensiva, com menor tempo e produz melhores resultados para as empresas", explica o consultor do Sebrae, Gilcindo de Castro Correa Neto. As capacitações abordam temas tidos como estratégicos para melhorar o sucesso das empresas e acontecem sempre em Pato Branco e Francisco Beltrão. 

No módulo de custos industriais, por exemplo, o programa envolve o gerenciamento de custos e leva informações para calcular corretamente o custo de produção e comparar preços praticados com a concorrência, gerando lucros. Entre os pontos abordados estão custos fixos e variáveis, custo de matéria-prima, materiais indiretos, materiais de embalagem e serviço de terceiros, custo-hora, tempo-padrão de processos, custos variáveis de venda e formação do preço de venda do produto. "Hoje o preço de venda quem dita é o mercado. Então, a precisão na formação do valor de produção orienta melhor a empresa e pode gerar mais lucratividade", completa o consultor. 
O Programa também traz conteúdos sobre métodos, técnicas e práticas operacionais para melhoria da produtividade dos processos e qualidade dos produtos. Em gestão da produção e qualidade, os participantes ressaltam a importância dos temas indicadores de desempenho e ferramentas de controle de qualidade. 

O presidente do APL de Alumínios do Sudoeste do Paraná, Evandro Paulo Merlo, destaca a iniciativa como uma forma de fortalecer as empresas do setor. "A empresa sem conhecimento e sem indicadores de gestão sofre mais no mercado. Grande ou pequena, uma hora ela terá que negociar seu produto e, conhecendo melhor seus custos na formação do preço e gerindo os processos com mais precisão, terá mais chance de sucesso", afirma. 

Merlo destaca também a importância do módulo de gestão financeira, que proporciona uma visão ampla e sistêmica no controle de recursos. "Com ferramentas de controle e indicadores, os empresários podem tomar decisões estratégicas de forma mais segura", analisa. Com relação a este tema, o Programa aborda conceitos financeiros, controles financeiros básicos, apuração de resultados, estrutura patrimonial, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, lucratividade e rentabilidade.

Para o administrador da empresa Fromak, Sadimar Froza, o Programa Intensivo de Gestão Industrial está atendendo às expectativas e suprindo as necessidades. "O conteúdo é passado de forma clara e fácil de implantar nas empresas", afirma. O diretor da Adifer Acessórios em Alumínio, Ari Rietta, divide a opinião de Froza. "Além de aprendermos coisas novas, teremos mecanismos também para melhorar os controles e processos que já temos implantados. Eu ressalto a questão da formação de preços e custos entre os temas, na qual a parte de demonstrativo de resultado é bem importante", diz Rietta. 

O APL de Alumínios do Sudoeste conta com a participação de 28 empresas que geram em torno de três mil empregos diretos e indiretos. Na região, são produzidas em torno de 70 mil peças/mês em produtos como ligas de alumínio, disco para repuxo e estampagem, peças injetadas de alumínio, peças fundidas em alumínio, acessórios e utilidades domésticas em alumínio injetado e fundido.


Fonte: Sistema FIEP, Boletim Sindical Sindimetal Sudoeste.



Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail