Sindimetal Sudoeste

Manutenção Produtiva Total (TPM, em inglês) é solução para panes no maquinário
Funcionário treinado mantém máquina funcionando

Manutenção Produtiva Total (TPM, em inglês) é solução para panes no maquinário

Até meados da década de 1940, as indústrias trabalhavam com o sistema de manutenção corretiva. Isso implicava em esperar a máquina sofrer uma pane ou parar de funcionar para corrigir os problemas. Essa medida implicava em prejuízos financeiros e retrabalhos.

Após a Segunda Guerra Mundial, surgiu, no Japão, a Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance - TPM - em inglês) que consiste em investir na autonomia dos operadores das máquinas para prevenir panes, deixando-as menos tempo paradas e, consequentemente, diminuir os prejuízos.

Na TPM, a manutenção constante é importantíssima e é inserida na rotina da fábrica, o que evita paradas de emergência. Os cinco pilares que sustentam o sistema são: eficiência, auto-reparo, planejamento, treinamento e ciclo de vida.

A satisfação do funcionário é outro ponto importante da TPM. Ao receber investimentos da empresa, ele não fica restrito a trabalhos mecânicos, o que, consequentemente, melhora a produtividade.

Para manter esta estrutura em funcionamento, a maioria dos problemas possíveis de aparecer em uma máquina pode ser resolvidos pelo próprio operador. Por isso é importante o treinamento do funcionário. Além de não depender de um outro setor para resolver certas panes, o conserto é mais rápido, com menos mão de obra e independente.

A eficácia da TPM depende da capacitação tanto para os operadores que farão os ajustes no equipamento, quanto para os mantenedores, para serem multifuncionais, e engenheiros, que podem desenvolver máquinas que precisem cada vez menos de manutenção, mais duradouras e eficientes.

Fonte: INDÚSTRIA METAL MECÂNICA - SEBRAE

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail