topo logo
31/07/2014

Contratação informal pode render multa de até R$ 20 mil por trabalhador para a indústria

Deixar de assinar a carteira dos funcionários pode trazer muitas dores de cabeça para os empresários; fiscalização deverá ser mais rigorosa em função de fraudes ao seguro-desemprego

Assinar a carteira de trabalho dos funcionários desde o primeiro dia de atividade é obrigação legal de todas as empresas. Deixar de cumprir essa determinação pode gerar multas altas - de até R$ 20 mil - e outros problemas, como sujeitar a empresa a processos trabalhistas movidos pelo próprio trabalhador ou ainda complicações em casos de acidentes de trabalho.

A legislação é válida inclusive quando o funcionário pede para não ser registrado, situação que tem se tornado comum em função de períodos nos quais o trabalhador estaria recebendo o seguro-desemprego, o que é irregular.

O alerta é feito pelo diretor da Agência do Trabalhador de Maringá, Maurílio Mangolin. Segundo ele, atualmente, o sistema para a solicitação de seguro-desemprego aciona automaticamente o banco de vagas da agência e, em casos em que há vaga compatível com a função e o último salário recebido pelo trabalhador, a indicação para a entrevista é compulsória. “O próprio sistema já imprime a carta de encaminhamento”, esclarece.

Nesta situação, caso o trabalhador demonstre desinteresse pela vaga ou manifeste desejo de não preencher a oportunidade, as empresas enviam relatório à Agência do Trabalhador e ele possui seu recebimento do seguro-desemprego suspenso. Esse sistema foi criado para coibir o recebimento desnecessário do seguro e incentivar o trabalhador a aceitar novas oportunidades de trabalho.

“Se a pessoa compareceu na agência para solicitar o seguro-desemprego e há uma vaga no seu perfil e salário, ela é encaminhada para o processo seletivo para a vaga. Se o RH da empresa contratante notar que ela não demonstra interesse, o candidato terá o seguro suspenso e precisará entrar com recurso diretamente no Ministério do Trabalho, explicando os motivos de seu desinteresse pela nova oportunidade”, esclareceu.

De acordo com Mangolin, nos casos em que o trabalhador realiza o processo seletivo de forma interessada e não é aprovado, não há nenhum prejuízo e ele recebe normalmente o seguro-desemprego.

Outra situação, que embora comum seja altamente desaconselhável, é a manutenção do empregado sem registro em carteira durante os meses em que ele está recebendo o seguro-desemprego. “É um risco muito grande para a empresa. Em caso de fiscalização, ela é multada em R$ 20 mil por funcionário. O trabalhador também é obrigado a devolver todo o valor recebido do seguro e ainda ficará quatro anos impedido de fazer nova solicitação. Em caso de reincidência, essas penalidades são dobradas”, esclarece.

Segundo o diretor, o procedimento correto é a empresa informar para a agência os casos em que o trabalhador demonstra desinteresse pela oportunidade. De forma alguma a indústria pode manter o trabalhador de modo irregular.

Comentários - Deixe seu comentário

por China_v5 - Segunda-feira, 12 de Setembro de 2016 - 05:54:07 - Comentar

Beyond just currency fluctuations and the vagaries of global MSRPs, there's also the Value-Added Tax, commonly referred to as the VAT, when shopping on vacation in Europe. If you do your paperwork correctly at both your point of purchase replica handbags and departure airport in both continental Europe and Great Britain, you'll be refunded anywhere from 5% to 25% of your purchase price on luxury goods of all sorts. In the UK, the refund amount is 20% and in France it's 12%, both of which are an enormous discount off the already below-US prices that current exchange rates provide, especially for bags that rarely, if ever go on sale. If you're traveling to Western Europe from anywhere in the rest of the world, you should consider stocking your closet. Right now, recent British political uncertainties over the Brexit vote have significantly weakened the British pound, which makes the UK a better deal for vacationing US shoppers than usual. When it comes to European celine outlet uk bag designers, though, France (and other eurozone Western European countries--MSRPs are usually the same throughout) is still the best place to buy. Check out our full results below. I don't believe these are the prices after the refund (they are sticker price). When you purchase an item in Europe you'll get a receipt that needs to be stamped and the sales person will take care of hermes outlet that for you. They ask for your passport I recall. Then you take that along with your receipt to the airport when you're flying home to where there are clearly marked tax refund stations. You can wait in line and have someone do it for you or you can mail the paperwork from chanel replica handbags the airport. That's how I remember it.

por andreia silva - Quinta-feira, 09 de Abril de 2015 - 16:51:00 - Comentar

Na cidade que eu morava anteriormente acontece muito isso não só comigo aconteceu como com varias pessoas que são contratadas e chegam a trabalhar sete meses sem assinar a carteira isso e um absurdo e nunca ouvimos falar que o ministério do trabalho fosse ate esta cidade!

por andreia silva - Quinta-feira, 09 de Abril de 2015 - 16:50:52 - Comentar