Sindimadmov
Padronização - 20/03/2013

Começa a fase de qualificação e certificação do PNQM-Portas

Ensaios serão realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas, a partir de abril

Tem início em abril a fase de qualificação e certificação de portas de madeira em conformidade com a Norma de Desempenho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo é a caracterização e especificação dos produtos produzidos no Brasil, que visa nivelar a concorrência no setor. O PNQM-Portas (Programa Nacional da Qualidade da Madeira) é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci). Os ensaios serão realizados nas portas de empresas participantes, que somam 80% de representatividade do mercado formal do país, nos laboratórios do Centro Tecnológico do Ambiente Construído (Cetac) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

De acordo com o IPT, para qualificar uma porta são realizados ao menos nove testes, sendo seis deles mecânicos (torção estática, impacto de corpo mole, carregamento vertical, resistência ao fechamento com presença de obstrução, impacto de corpo duro e resistência ao fechamento brusco) e outros três sobre análise de variação dimensional, incluindo desvios de forma, planicidade e variação nominal, além das variações higroscópicas, tanto para as folhas de porta quanto para marcos de madeira.

Há ainda testes específicos realizados para portas resistentes à umidade, de comportamento sob a ação da água, do calor e da umidade, e requisitos especiais previstos para portas de entrada, que são: resistência ao fogo e isolação a ruídos aéreos.
Atualmente, a conformidade de portas é baseada na norma NBR 15.930 - Portas de Madeira para Edificações, publicada no final de 2011 e que classifica esses componentes quanto ao uso e desempenho. A normativa tem caráter complementar à NBR 15.757 - Edificações Habitacionais - Desempenho, que deve ser adotada por todos os projetos de construções residenciais no Brasil.

Antes da realização dos ensaios, cada produto será identificado pela ABNT, que está fazendo avaliação prévia nas empresas. Verificados os resultados obtidos nos testes, a ABNT vai emitir certificados de acordo com a qualidade oferecida por cada produto.
Segundo dados da Abimci, o mercado brasileiro de portas fabrica 600 mil unidades por mês, o que resulta em oito milhões de unidades por ano, sendo praticamente todo o volume destino ao consumo interno.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Associe-se ao