Sindimadmov
Economia verde - 14/02/2013

Paraná quer incentivar plantio florestal

Departamento ligado à Seab quer ampliar os 850 mil hectares de florestas plantadas no Estado

O Governo do Estado quer aproveitar a vocação do Paraná no plantio florestal e está desenvolvendo uma estrutura que auxilie na ampliação da atividade. No final de 2012 foi criado o Departamento de Florestas Plantadas (Deflop), sob o comando da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). No dia 28 de janeiro, representantes do setor produtivo se reuniram com o secretário Norberto Ortigara, para ajudar no desenvolvimento das diretrizes do novo departamento.

O Deflop irá criar ações conjuntas do governo e da iniciativa privada para formar a Política Florestal do Estado. A reunião também tratou de temas como adequação do código florestal no Paraná, incentivo ao uso de madeira na construção civil nos programas do Governo do Estado e as ações das patrulhas rurais nas estradas municipais.

De acordo com o diretor executivo da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), Carlos Mendes, os produtores de florestas plantadas reivindicavam um órgão de desenvolvimento específico no Paraná há muitos anos. “A Apre representa uma grande parte do setor florestal, mas a criação do Deflop é para todos que fazem parte desta cadeia produtiva”, afirma.

Hoje, pelos números oficiais, há 850 mil hectares de florestas plantadas no Paraná. Mas acredita-se que esta área é bem maior, podendo chegar a 1,4 milhões de hectares, dos quais 80% são de pinus e 20% de eucalipto. Toda a produção florestal alimenta as indústrias de celulose, papel, chapas e compensados. Em todo o Paraná, o setor florestal é responsável pela manutenção de 100 mil empregos diretos e o dobro de indiretos. Pelo menos 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) paranaense vêm do complexo exportador florestal, sendo superado apenas pela soja e pelas carnes de aves.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Associe-se ao

Sindimadmov