Sindimadeira PG
Sindimad PG
Evento movimentado - 03/04/2013

Feira de Máquinas mostra ânimo positivo do setor para 2013

FIMMA Brasil reuniu 45 mil visitantes que acompanharam novas tendências tecnológicas e produtos regionalizados

A 11ª edição da FIMMA Brasil (Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira) superou as expectativas de público ao receber 45.443 pessoas, que acompanharam as novidades dos 653 expositores presentes. O evento aconteceu em Bento Gonçalves (RS) e foi realizado entre os dias 18 e 22 de março. Em termos de negócios os resultados também foram positivos com o alcance da estimativa inicial de movimentar US$ 7.150 milhões, por meio do Projeto Comprador, carro-chefe da feira. A próxima edição vai acontecer entre 16 e 20 de março de 2015.

A feira serviu como termômetro para avaliar o que os empresários dos segmentos de madeira e móvel podem projetar para o ano. O presidente do evento, Cacildo Tarso, acredita que essa edição mostrou uma retomada dos investimentos pelos produtores após a instabilidade ocorrida no ano passado. “A Fimma Brasil deu a largada para os negócios em 2013, ditando tendências para o próximo biênio e surpreendendo pela inovação”, afirma Tarso.

Os expositores mostraram materiais com padrões exclusivos para o mercado brasileiro e que devem inspirar o design de móveis desenvolvido no país, levando em conta o clima e as diferentes características regionais em sua elaboração. A grande atenção para as evoluções tecnológicas voltadas aos sistemas de aprimoramento das operações na fábrica, incluindo a robótica, foi um dos destaques da edição.

Projeto Comprador – As 434 rodadas colocaram frente a frente 20 importadores (vindos da Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Paraguai, Venezuela e, com destaque, Chile e Peru – detentores das duas maiores delegações) e 72 empresas expositoras. Assim, o Projeto Comprador encerra sua sétima edição com previsão recorde na geração de negócios: US$ 7.150 milhões – superando em 9,16% os números de 2011.

O dado mais impressionante foi o inédito fechamento de dois acordos comerciais durante a realização das reuniões – tradicionalmente concebidas para prospectar o alinhavo de futuras transações. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado obtido, fruto direto do trabalho de organização que efetivamos com foco na assertividade das rodadas, reunindo os parceiros por afinidades e similaridades de interesses”, avalia o diretor de Assuntos Internacionais, Marcos Troes.

O Projeto Comprador conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), por meio do Projeto Orchestra Brasil.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se