Sindimadeira PG
Sindimad PG
Meio Ambiente - 09/01/2013

Indústria se compromete a realizar Logística Reversa

Setores produtivos vão implantar, até o fim de 2013, planos para recolhimento e aproveitamento de resíduos

O governador Beto Richa, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Jonel Yurk, e o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, assinaram  no dia 10 de dezembro os termos de compromisso de 11 setores da economia paranaense com a Logística Reversa. A medida visa adequar o setor produtivo do Estado para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada pelo Congresso Nacional em 2010 e que institui a obrigatoriedade da Logística Reversa, ou seja, o caminho contrário que o produto faz após o seu consumo, passando por toda cadeia produtiva, voltando até o fabricante, que lhe dará a destinação final ambientalmente correta.

No Paraná, esta regulamentação é conduzida pela Sema, que lançou este ano um edital convocando a indústria do Estado a se comprometer com esta prática. O processo envolve também o comércio, importadores e os consumidores. Dos 100 sindicatos industriais de base estadual filiados à Fiep, 65 já se comprometeram com a secretaria.

Para articular a participação do setor produtivo e orientar as indústrias a se adequarem à Logística Reversa, a Fiep realizou diversas ações, como a criação de um Comitê de Logística Reversa para discutir a prática dentro da Federação e a realização de uma videoconferência transmitida para todas as regiões do Estado, para tirar dúvidas dos sindicatos do interior sobre esta legislação.

As entidades que assinaram o termo de compromisso com a Sema devem iniciar a elaboração de planos setoriais no primeiro semestre de 2013. Elas terão 60 dias para se adequar às propostas e mais 180 dias para implantá-las. Para facilitar a construção destas propostas, a Fiep organizou a indústria paranaense em 18 cadeias produtivas. As propostas serão construídas dentro de cada cadeia, prevendo a participação de todos os atores envolvidos.

Desafios - Entre os sindicatos filiados à Fiep que se comprometeram a elaborar propostas para a Logística Reversa de seus produtos, boa parte está em fase inicial de estudos sobre a melhor maneira de executar o processo. É o caso do Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos de Doces e Conservas Alimentícias do Paraná (Sincabima).

O presidente da entidade, Rommel Barion, explica que o setor possui um grande potencial para reciclagem de suas embalagens. “Nossas indústrias têm diversos tipos de embalagem, seja de papel, plástico, alumínio, vidro ou outros materiais, que são aproveitadas para reciclagem quando recolhidas”, afirmou. “Hoje não temos um programa de recolhimento dessas embalagens, mas vamos encontrar soluções para fazer isso de maneira eficiente”, acrescentou.

Segundo Barion, uma dificuldade enfrentada pelas empresas do setor é o recolhimento dos resíduos em outros estados do País. “O Sincabima tem em sua base 640 indústrias espalhadas pelo Paraná, muitas delas vendendo seus produtos para todo o Brasil. Recolher essas embalagens em outros estados é um desafio que teremos que enfrentar”, explicou.

Iniciativa de sucesso - Em determinados casos, a descoberta dessa fórmula já é uma realidade. Apesar de a legislação que institui a prática da Logística Reversa ser recente, alguns setores já estão bem adiantados neste sentido, como a indústria de bebidas do Paraná. Segundo o presidente do Sindibebidas, Nilo Cini Júnior, “é possível conciliar o interesse social, o interesse ambiental e o industrial para que a cadeia de reciclagem agregue mais valor.”

Segundo ele, há dois anos o setor de bebidas paranaense iniciou um projeto de Logística Reversa das suas embalagens que hoje opera de forma sustentável. Por meio do sindicato, as empresas criaram uma central para a reciclagem do plástico utilizado nas embalagens. Hoje, 70% deste material é reciclado e volta para a cadeia produtiva e a operação da central é autossustentável. A chave para o sucesso da iniciativa, segundo Cini, foi colocar o foco no catador de material reciclável. “Hoje quem cata ganha mais dinheiro, e assim tem mais incentivo para realizar este serviço”, afirma.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se