Sindimadeira PG
Sindimad PG
Mercado - 09/01/2013

Brasil e Chile começam a exportar cavaco para China

Apesar do novo mercado, Japão ainda permanece como maior comprador do resíduo da América Latina

Em 2011, Brasil e Chile enviaram, depois de cinco anos, um novo carregamento de cavaco para indústrias de celulose na China. O volume exportado para o país ainda é pequeno, mas o movimento reabriu as negociações com o Oriente, que estavam estagnadas. O Japão ainda permanece como o principal mercado comprador no Oriente. O grande atrativo é o valor pago pelo cavaco, superior ao oferecido pelos chineses.

O volume total de cavaco exportado por Brasil e Chile para a China ano passado foi de 100 mil toneladas. Isso aconteceu depois de uma estagnação que vinha desde 2006. Com a rápida expansão da indústria de celulose na China, a necessidade por fibra de madeira cresceu rapidamente. Os fornecedores tradicionais não deram mais conta, e por isso a lista de países que vendem para a China aumentou de três para oito em menos de um ano.

O produto vindo de Brasil e Chile representa somente 3% de todo o cavaco da madeira dura importado pela China até o primeiro semestre do ano. A explicação para o baixo volume é que para os padrões chineses trata-se do resíduo de madeira mais caro a desembarcar no país, segundo informações da Wood Resource International.

Exatamente por isso, a participação latino-americana não deve se intensificar, apesar do tigre asiático necessitar de fontes adicionais de abastecimento. A tendência é que os chineses continuem priorizando o material vindo de países mais próximos como Vietnam, Tailândia, Indonésia e Austrália.

País do Sol Nascente – Os exportadores do Brasil e Chile devem manter o foco no Japão, que valoriza mais o produto. Durante os primeiros seis meses de 2012, Chile foi o maior fornecedor de cavaco de madeira dura para as plantas de celulose japonesas, seguido pela Austrália, que geograficamente está bem mais próxima. Em poucos anos, a participação do Chile subiu de 17% para 27% alcançados nesse ano. Como o produto chileno é mais barato do que o australiano, mesmo com o deslocamento, a tendência de aumento nos volumes deve persistir.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Filie-se

Associe-se