Cabeçalho
Logo Sindicouro
PORTAL MEU INSS - 26/06/2017

Portal Meu INSS: conheça a central de serviços pela internet

Os segurados e aposentados agora podem contar com o portal Meu INSS, criado pela Previdência Social. Esse sítio reúne informações sobre os benefícios previdenciários, além do que permite acessar serviços online e agendar atendimentos. Leia a matéria e conheça mais detalhes sobre o sistema.

Os segurados e aposentados agora podem contar com o portal Meu INSS, criado pela Previdência Social. Esse sítio reúne informações sobre os benefícios previdenciários, além do que permite acessar serviços online e agendar atendimentos. Leia a matéria e conheça mais detalhes sobre o sistema.

Já faz tempo que o Instituto Nacional do Seguro Social oferece serviços online. A tecnologia, antes conhecida como Dataprev, agora está disponível através de um único endereço eletrônico, o www.servicos.inss.gov.br. O segurado ou aposentado só precisa acessar esse site para utilizar todos os recursos online da Previdência.

Os segurados podem acessar os serviços online do INSS. (Foto: Divulgação)

Serviços online disponíveis no Portal Meu INSS

O Portal Meu INSS foi criado com o objetivo de garantir mais autonomia ao usuário na hora de requerer um benefício, como aposentadoria, auxílio-doença ou pensão por morte. Dessa forma, o segurado não precisa passar horas na fila aguardando por atendimento na agência. A plataforma é repleta de funcionalidades e bem fácil de utilizar.

Acessando a página “Meu INSS”, o segurado pode acompanhar pedidos de benefício, simular a sua aposentadoria, atualizar o endereço cadastrado ou consultar o seu extrato de pagamento do mês. Enfim, o sistema oferece muitas possibilidades de extratos e requerimentos.

No site Meu INSS, é possível encontrar os serviços online mais procurados nos postos do INSS. Entre eles, vale destacar:

Extrato CNIS

O extrato CNIS nada mais é do que um demonstrativo do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Ele pode ser gerado pela internet, sem necessariamente comparecer a uma agência do INSS. Para isso basta acessar a primeira opção do menu “Extratos”.

Ao emitir o extrato CNIS, o cidadão tem acesso a um relatório completo, que permite consultar todos os seus vínculos com a Previdência Social.

Logo após clicar no ícone de “Extrato CNIS”, o segurado vai se deparar com a seguinte mensagem: “Essa página precisa de autenticação”. Ele deve, então, clicar no botão “fazer login”.

Um dos serviços disponíveis é a emissão de extrato CNIS. (Foto: Divulgação)

Histórico de créditos

O histórico de crédito também é um tipo de extrato do INSS. Ele permite que o segurado consulte os pagamentos de forma detalhada. Esse serviço também requer login.

Carta de concessão

carta de concessão também é um serviço muito utilizado pelos segurados do INSS. Esse documento serve para informar o cidadão o tipo de cálculo do seu benefício, bem como informações sobre o banco que cuida do pagamento. Requer login.

Declaração de regularidade do contribuinte individual

Esse documento serve para comprovar que o contribuinte se encontra em situação regular com os seus recolhimentos.

Requerimentos

Através do portal do INSS, o segurado pode fazer um requerimento ou consultar o andamento de um requerimento que já existe. Há uma série de serviços que podem ser requeridos pelo cidadão, como aposentadoria, certidão por tempo de contribuição, revisão e salário maternidade.

Como criar login e senha INSS?

Quem já tem cadastro no site do INSS só precisa informar login e senha para utilizar os serviços online. Por outro lado, quem não possui essas informações de acesso, precisa cadastrar uma senha na plataforma de autenticação.

O cadastro solicita dados pessoais, ou seja, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento. Depois de preencher as informações, a plataforma emitirá uma mensagem com número de acesso. Esse número deve ser comunicado na central de atendimento 135 para validar a senha.

E aí? Você já usou o portal Meu INSS? O que achou da experiência? Deixe um comentário. Caso ainda não conheça, acesse www.servicos.inss.gov.br.


VEJA MAIS: http://inss.blog.br/servicos-online/portal-meu-inss/ 
FONTE: INSS BLOG