SindicalPR
SindicalPR

Contribuições

SINDICAL PATRONAL

MENSALIDADE SINDICAL

Mais do que uma obrigação legal, a contribuição Sindical é uma importante ferramenta para reforçar a representatividade das entidades de classe, e por conseqüência, da iniciativa privada na defesa de seus legítimos interesses junto à sociedade e ao poder público.


No setor industrial este caminho precisa ser trilhado em conjunto. Por isso, a comunidade empresarial deve desenvolver uma capacidade associativa e atuar num sentido mais consistente para obter mudanças efetivas para a atividade produtiva. Neste contexto, uma representação institucional forte é fundamental, como demonstrado abaixo os serviços prestados:

  • Orientações trabalhistas, previdenciárias e de segurança e medicina do trabalho, prestadas por consultor contratado pelo Sindical.
  • Palestra a respeito de esclarecimentos  à saúde e segurança do trabalhador, ministrada pelo Dr. Sérgio Stelko, médico perito do INSS, acompanhado da Drª. Elizabeth Lobo dos Santos Elpo, superintendente do INSS., e do Sr. Geraldo Seratiuk, Delegado Regional do Trabalho.
  • Processos judiciais impetrados contra determinações polêmicas ao setor (ex: obrigatoriedade de registro das empresas no CREA e CRQ e pagamento de taxa ao IBAMA).
  • Acompanhamento de projetos de lei (ex: projeto tramitando no senado federal sobre a regulamentação de fabricação de cal no país), normatizações (participação nas discussões da ABNT em projetos relativos a cal) e regulamentações setoriais e de produtos.
  • Interveniência junto à Secretaria do Planejamento para inclusão do setor no Planejamento Pluri-anual do governo estadual.
  • Apresentação de reivindicações do setor a deputados estaduais e federais.
  • Gestão junto à Secretaria de Assuntos Metropolitanos, COMEC, MINEROPAR e Prefeituras da região Curitiba-Norte para inclusão do Plano Diretor de Mineração no PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) da região metropolitana.
  • Gestão junto as Prefeituras da região Curitiba-Norte para inclusão do tema mineração/cal nas discussões de seus Planos Diretores.   
  • Apoio e facilitação no desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.
  • Pesquisa e desenvolvimento de combustíveis alternativos.
  • Negociação da Convenção Coletiva de Trabalho, com o objetivo de definir reajustes salariais, pisos e condições sociais/ trabalhistas dos funcionários das indústrias de cal.
  • Ação conjunta com o SINDEMCAP (Sindicato das Indústrias de Extração de Mármores, Calcários e Pedreiras no Estado do Paraná), Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré e apoio do SENAI/FIEP para criação de uma Escola Técnica de Mineração no município, para formação de mão-de-obra especializada.
  • Busca de informações e esclarecimentos a respeito da legislação tributária do imposto CEFEM.


Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail