Cabeçalho
MICHELIN - 31/08/2015

Michelin lança pneu Agilis, para comerciais leves

Mirando o mercado de comerciais leves, que está com uma perspectiva de crescimento anual da ordem de 5% nos próximos cinco anos (dados de 2015 da consultoria Global Insight), a Michelin desenvolveu um novo pneu, o Agilis.

Que promete contribuir positivamente com os negócios dos clientes da marca, através da economia no consumo de combustível e da maior durabilidade dos pneumáticos. De acordo com dados da empresa, a linha Agilis é 40% mais durável em comparação aos produtos equivalentes dos concorrentes e proporciona cerca de 2% de redução no gasto de combustível, graças à menor resistência à rodagem.

Outro ponto de destaque no novo produto é a segurança na frenagem. Os testes realizados mostraram que os veículos equipados com o Agilis conseguem frear até sete metros antes do que a média dos carros com pneus de outros fabricantes, mesmo com o piso molhado. O pneu também se mostrou mais robusto, ou seja, mais resistente a perfurações. Os testes foram feitos com pneus comprados no mercado brasileiro, na dimensão 195/75 R16C, e tiveram a aprovação de dois institutos independentes, que são referência no setor automotivo: os alemães TÜV SÜD AG e Dekra.

“Os pneus são considerados um dos maiores custos dos frotistas, perdendo apenas para o combustível e o seguro. O novo Michelin Agilis foi desenvolvido com foco na rentabilidade destes profissionais, para quem o veículo funciona como ferramenta de trabalho. É essencial para aqueles que rodam o dia todo nas ruas e não podem arriscar o bem-estar dos passageiros, a integridade da carga ou ficar fora de circulação”, explica Anoildo Mattos, gerente de marketing para pneus de passeio e caminhonete da Michelin América do Sul.

A produção do novo modelo será feita na unidade industrial da Michelin em Itatiaia (RJ). Segundo Mattos, 80% do volume serão fabricados no Brasil e 20% importados de outras plantas da empresa. De acordo com o executivo, o foco do Agilis é o mercado de reposição.

O novo pneu foi testado por um dos maiores grupos de transporte terrestre da Colômbia, o Transportes Montebello Tax Central e, segundo Dairo Alberto Meíja, engenheiro de frota da empresa, o resultado foi positivo em diversos pilares da operação. “Confiabilidade, segurança e economia são as principais vantagens do novo pneu. Pudemos comprovar que, com o Michelin Agilis, o custo por quilômetro rodado é muito mais baixo em comparação ao da concorrência. Constatamos que o rendimento da frota aumentou mais de 30%”, relata.

Foram feitos testes também na frota da Souza Cruz no Brasil. “Comparando o novo Michelin Agilis com os outros pneus testados por nossa frota, posso dizer que o que impacta é a segurança que ele transmite, a rentabilidade que traz e a performance do dia a dia das operações”, declara Elfio de Carvalho Neto, gerente nacional de transportes da Souza Cruz.

Fonte: Revista Transporte Moderno

Veja mais: http://transportemodernoonline.com.br/2015/07/02/michelin-lanca-o-agilis-para-comerciais-leves/