Sincabima
Coluna Socioambiental - 04/07/2016

A importância da valorização dos resíduos industriais como fator diferencial na gestão de uma empresa

Artigo de Marcelo Hideo Murassawa fala sobre como repensar o uso de recursos naturais e compreender os conceitos de resíduos e rejeitos para uma gestão mais eficiente

por Marcelo Hideo Murassawa

Os recursos naturais são a base da economia de qualquer negócio, e quanto melhor for a gestão dessas fontes, maior será o impacto positivo na balança comercial da indústria - mesmo porque são esses recursos as fontes de matérias-primas para diversos produtos e até mesmo serviços.

No entanto, após a matéria-prima passar pelo processo produtivo, uma parte dela é perdida ou é gerado um subproduto que num primeiro momento podemos chamar de rejeito ou resíduo. A importância do entendimento da diferença entre essas duas palavras pode mudar totalmente o olhar sobre os temas recursos naturais e resíduos industriais.

Resíduo é todo material que pode ser segregado e reaproveitado para o mesmo uso ou para outro fim. Exemplo: a água de chuva, que pode ser reaproveitada para o caso de uso menos nobre, como na limpeza de piso. Já rejeito é todo material que não é passível de separação devido a custos, tecnologia ou que não pode ser reutilizado para outros fins. Exemplos de rejeito são materiais contaminados e os resíduos sanitários.

Por este motivo, é de suma importância mudarmos nosso padrão de comportamento, colocando em prática a utilização dos conceitos que compõem o que chamamos de 5 R: Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Recursar. Outra atitude que ajuda muito é consumir produtos que gerem impactos socioambientais menos significativos, bem como trabalhar dentro de modelos de gestão de negócios se utilizando de Sistemas da Qualidade, Sistema de Gestão Ambiental, entre outros.

Podemos assim fazer com que nossos empreendimentos tenham grande diferencial econômico, uma vez que, desde 2005, a Bovespa desenvolveu o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Assim sendo, pare e pense, pois mudar nosso comportamento pode fazer muita diferença!

Marcelo Hideo Murassawa é consultor técnico do Sincabima e engenheiro ambiental da Roadimex Ambiental Ltda