Sincabima
Debate - 02/03/2016

"Corrupção prejudica ambiente de negócios e afeta diretamente as empresas"

Opinião é do presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo; tema será tratado no 2º Fórum Transparência e Competitividade, com presença do juiz Sérgio Moro

clique para ampliarUm dos destaques no fórum é a presença do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato, que combate a corrupção no país (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

A corrupção se tornou um dos principais entraves para o desenvolvimento do país e, consequentemente, do próprio setor produtivo. Empresas de todos os segmentos sofrem diariamente com uma série de problemas e a corrupção “anda ao lado” da burocracia e dos altos impostos, por exemplo. Tudo isto interfere diretamente na competitividade das indústrias.

“No Brasil, está mais claro do que nunca que a corrupção prejudica o ambiente de negócios, afeta a competitividade do setor produtivo e tem forte impacto no desempenho econômico do país”, salienta o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

Para ele, a solução para esse problema não se restringe a uma maior fiscalização e transparência nas ações do poder público. “Ela exige que as empresas também tenham uma postura ética em seus negócios e implantem sistemas internos para identificar e combater eventuais práticas corruptas”, afirma.

Por isto, é essencial discutir o problema e encontrar soluções. “Contribuir com esse processo é uma prioridade para o Sistema Fiep e, por isso, pela segunda vez promovemos o Fórum Transparência e Competitividade, em parceria com o Cifal Curitiba (Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina)", conta Campagnolo.

A segunda edição do evento será realizada no dia 10 de março, em Curitiba, com o objetivo de debater a ética nas corporações. Entre os palestrantes está juiz federal Sérgio Moro, que atua na Operação Lava Jato e ministrará a palestra magna.

Outro palestrante confirmado é o jornalista William Waack, que vai proferir a palestra “A conjuntura e a corrupção no Brasil: quais são os impactos na competitividade das empresas?”. A programação do evento ainda conta com a presença do CEO da Siemens do Brasil, Paulo Stark; do desembargador Edson Vidal Pinto; e do presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, José Lúcio Glomb.

O 2º Fórum Transparência e Competitividade tem o apoio da Unitar (United Nations Institute for Training and Research), Transparência Internacional, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ABIMCI, Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), SIGEP, ABRIGRAF-PR e da OAB Paraná.

As inscrições - gratuitas - para o evento podem ser feitas no site www.corrupcaocustacaro.org.br, onde também estão disponíveis mais informações sobre o evento. As vagas estão sujeitas à lotação do auditório onde acontecerá o evento. O 2º Fórum Transparência e Competitividade está programado para o Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1.341 - Jardim Botânico), das 14h às 20h.