Sincabima
Associativismo - 31/01/2016

Contribuição Sindical Empresarial se torna investimento para a própria indústria

Recolhimento gera uma série de benefícios e resultados para o setor industrial, como mostra campanha da Fiep; pagamento deve acontecer até 31 de janeiro

clique para ampliarCampanha da Fiep mostra as razões para recolher a Contribuição Sindical e como os recursos retornam para o setor industrial (Foto: Reprodução)

Os recursos obtidos com a Contribuição Sindical Empresarial - cujo recolhimento deve acontecer até 31 de janeiro - são transformados em serviços e benefícios às indústrias paranaenses, gerando resultados importantes para todo o setor produtivo. A contribuição sustenta um sistema de representação local e nacional para a defesa dos interesses da indústria, além de fornecer suporte para inovação, capacitações, apoio para internacionalização e acesso a linhas de crédito, entre outros.

A Fiep está com uma campanha especial para indicar aos industriais os resultados gerados por meio da Contribuição Sindical. O trabalho contará com uma série de ações ao longo do ano, apresentando as iniciativas geradas a partir da Contribuição Sindical Empresarial. “Criamos ainda um selo que vai mostrar as ações da Fiep que contam com recursos da contribuição. Vamos expor aos industriais os resultados gerados a partir deste recolhimento. Nosso objetivo é conscientizar sobre o destino dos recursos e como eles retornam às indústrias”, afirma Cida Lopes, gerente de Relações Sindicais da Fiep.

O superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus, enfatiza a importância de encarar a Contribuição Sindical como um investimento por parte do industrial. “Os benefícios advindos da Contribuição Sindical superam em muito os seus custos, pois as empresas acessam inúmeros produtos, serviços e oportunidades de mercado, sejam para consolidar suas atividades ou amplia-las, tanto no mercado interno quanto no cobiçado mercado internacional. A Fiep - através de suas diversas áreas de atuação, juntamente com a cooperação do SESI, do Senai e do IEL - vem aumentando  a competitividade de nossas indústrias, reposicionando o Paraná no ranking nacional, no qual já passamos a ocupar a quarta posição, superando o Rio Grande do Sul em 2015”, comenta.

Resultados

A partir da Contribuição Sindical foram realizadas capacitações empresariais em todas as regiões do Paraná e que atenderam quatro mil pessoas somente em 2015. As indústrias filiadas aos sindicatos têm apoio para expansão e abertura de novos mercados por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-PR), que em 2015 proporcionou novas oportunidades de negócios e parcerias comerciais em torno de US$ 10 milhões. Além disto, foram emitidos 41 mil certificados de origem, documento que possibilita vantagens comerciais.

Os recursos da Contribuição Sindical também são aplicados em suporte para inovação. A Fiep facilita o acesso a projetos e linhas de créditos voltados para a inovação tecnológica. Um exemplo disto é o edital Tecnova. Diversas empresas foram atendidas pelo programa, que cria condições financeiras favoráveis para aumentar a inovação tecnológica, gerando crescimento rápido de empresas de micro e pequeno porte.

As linhas de crédito são importantes para as indústrias e, por meio do trabalho da Fiep, existe um acesso facilitado a estes recursos para fomentar o crescimento e ampliar a competitividade. Em 2015, foram 2.326 atendimentos e 70 estudos específicos aos sindicatos e 40 planejamentos estratégicos. Ao longo do ano, foram realizados mais de 20 seminários de crédito.

Outros trabalhos desenvolvidos na Fiep a partir de recursos da Contribuição Sindical são as ações legislativas e governamentais, por meio da defesa dos interesses do setor industrial paranaense. A federação faz o monitoramento de projetos de lei que tenham impacto sobre o segmento produtivo, identificando quais são as propostas que interessam à indústria e formulando alternativas convergentes com a agenda do setor. Em 2015 foram realizadas diferentes iniciativas para defesa dos interesses dos industriais, em especial sobre eficiência energética e NR-12.

Além disto, a campanha da Fiep ressalta a distribuição dos recursos obtidos com o recolhimento da Contribuição Sindical Empresarial. A arrecadação total tem quatro destinos diferentes: 60% dos recursos vão para os sindicatos patronais; 15% para a Fiep; 5% para a CNI; e 20% ao Ministério do Trabalho.

Paralelamente, a Fiep está formalizando parcerias com as entidades que representam a categoria contábil no estado do Paraná. O objetivo é a sensibilização junto aos contadores para a conscientização da importância da Contribuição Sindical, inclusive pelas empresas inseridas no regime Simples, segundo Cida Lopes. Serão realizadas oficinas sobre o tema durante o ano, em todas as regiões do estado. A ideia é estender este trabalho para as faculdades e universidades com cursos de formação nesta área, sensibilizando os estudantes sobre o que é a contribuição e os resultados gerados por ela.

Mais informações sobre a Contribuição Sindical Empresarial podem ser obtidas no site www.fiepr.org.br/contribuicaosindical.