Sincabima
Sincabima
CONHECIMENTO - 29/09/2015

Autoliderança é tema de curso promovido pelo Sincabima

Capacitação, realizada em parceria com o Sesi Paraná, destacou a importância de conceitos relacionados ao desenvolvimento pessoal e de liderança no ambiente de trabalho

Para liderar é preciso se autoliderar. Este foi um dos conceitos trabalhados durante o curso de autoliderança, promovido pelo Sincabima no mês de setembro em parceria com o Sesi Paraná e outros quatro sindicatos. O treinamento, que não teve custo para as indústrias, reuniu profissionais interessados em conhecer mais sobre o assunto e desenvolver estas habilidades. Das cerca de 40 pessoas que estiveram na capacitação, 60% eram de indústrias associadas ao Sincabima.

Durante o curso, o especialista André Ceccato realizou uma série de dinâmicas com os participantes para abordar os conceitos de liderança e autoliderança. Ele lembrou que um líder tem uma influência enorme entre as pessoas e faz a intermediação nas relações no trabalho.  “Liderança é atitude. E os tipos de liderança vão depender do tipo de ambiente”, salientou.

No entanto, para desempenhar este papel, o líder precisa se conhecer. Por isto, para liderar é necessário autoliderança. “Isto significa viver cada momento, ver o que passa ao seu redor e se conhecer”, afirmou Ceccato. Ele citou durante o curso o conceito de autoliderança disseminado pelo especialista em gestão e liderança Carlos Alberto de Faria. “Autoliderança é o seu processo de caminhar, consistentemente, na direção dos seus sonhos e desejos, conectado fortemente à realidade”.

Os participantes da capacitação conheceram as marcas da autoliderança: motivação pessoal; autoconhecimento; vontade de ir mais além; autocontrole; agregar e cativar as pessoas; ter iniciativa e objetivo definido; persistir no alvo proposto; reavaliar e recomeçar sempre; ser um eterno aprendiz.

Mais informações sobre o calendário de cursos e eventos promovidos pelo Sincabima podem ser obtidas junto ao próprio sindicato.