Sincabima
19/11/2014

Sebrae irá acompanhar 70 pequenos negócios de alto impacto

Ideia é auxiliar empresas a aumentarem competitividade e melhorarem sua gestão. Projeto-piloto foi lançado na Semana Global de Empreendedorismo

17/11/14 às 13:15 - Por: Redação

Denise Chaves

Presidente do Sebrae, Luiz Barretto

São Paulo - A partir de janeiro do próximo ano, 70 empresas de pequeno porte de alto impacto e com forte potencial de crescimento serão acompanhadas pelo Sebrae para que elas melhorem sua gestão e ampliem o seu poder de crescer no mercado. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto que o Sebrae realizará nos estados do Paraná e de Santa Catarina. Esse é mais um dos investimentos que o Sebrae promove com foco na inovação, o que permite que empresas aumentem a sua competitividade.  De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, 80% dos negócios que inovaram tiveram um incremento nas suas receitas.

Luiz Barretto - Presidente do Sebrae

Para a execução desse projeto, o Sebrae firmou uma parceria com a Endeavor para o desenvolvimento de capacitações e mentorias nas empresas selecionadas. De acordo com o presidente Luiz Barretto, essa iniciativa vai permitir que a instituição conheça melhor as empresas atendidas que têm grande potencial de crescimento e de alto impacto. “Precisamos dar um tratamento personalizado a essas empresas, pois elas têm características que exigem ferramentas de gestão específicas. Para isso, precisamos investigá-las a fundo para elaborar programas e ações que estimulem a ampliação dos negócios”, afirma Barretto.

O presidente do Sebrae destaca que a instituição tem procurado identificar problemas, como a falta de conhecimento de técnicas de prospecção de tendências e oportunidades de mercado, dificuldades de acesso a crédito e capital de risco. “Temos atuado fortemente para contribuir na redução dessas barreiras e articulamos parcerias com entidades de pesquisa tecnológica e com outras empresas para construir redes de colaboração no desenvolvimento de inovações”.

Para a Endeavor, a parceria é um passo fundamental para levar o conhecimento da rede a empreendedores com grande potencial, que, até então, não tinham acesso a esse tipo de mentoria. "Esse projeto-piloto é o primeiro passo para que a gente consiga escalar a cultura da mentoria no Brasil e permitir que mais empresas rompam  suas barreiras de crescimento", ressalta o diretor-geral da Endeavor, Juliano Seabra.

Os 70 pequenos negócios que participarão do projeto serão escolhidos pela Endeavor em um universo de 500 empresas selecionadas pelo Sebrae em Santa Catarina e no Paraná. Cada um dos estados irá indicar 250 empresas que já tenham sido atendidas pelos programas Agentes Locais de Inovação (ALI), SebraetecEncadeamento Produtivo ou de incubadoras. Irão participar da seleção empresas de todos os setores da economia.

ALI e Sebraetec

O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como objetivo sensibilizar os empresários para a importância da inovação. Jovens que se graduaram há no máximo três anos acompanham, gratuitamente, por até dois anos, pequenas empresas em todo o país. Os ALI aplicam a metodologia do programa em micro e pequenas empresas, realizam atendimentos in loco e acompanham até 50 empresas (por agente). Em 2013, o programa monitorou mais de 44 mil empresas no Brasil.

O Sebrae também conta com o Programa Sebraetec, que permite aos pequenos negócios acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia, visando à melhoria de processos e produtos. Criado em 2010, o programa conta com mais de 1,4 mil instituições credenciadas no Brasil para apoiar inovações customizadas, de acordo com a realidade e a necessidade de cada empresa. No ano passado, o programa atendeu mais de 78 mil pequenos negócios, com até 80% do valor das consultorias subsidiadas pelo Sebrae.

Semana Global

O lançamento do projeto-piloto ocorreu nessa segunda-feira (17) durante a abertura oficial da Semana Global de Empreendedorismo, em São Paulo. A iniciativa foi criada na Inglaterra, em 2007, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando empresários e potenciais empreendedores. No Brasil, as reflexões provocadas pela Semana Global do Empreendedorismo se estendem por todo o mês de novembro, sendo marcadas por uma ampla programação de debates, reuniões, cursos e outras capacitações. Desde 2008, o Sebrae é parceiro da Endeavor na realização desse evento no Brasil.

Mais informações: Assessoria de Imprensa Sebrae (61) 3243-7851 (61) 3243-7852 (61) 2104-2768 (61) 2104-2770 imprensa@sebrae.com.br

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail