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Público-alvo - 19/11/2012

Estratégia na apresentação dos produtos aumenta vendas

Para montar uma vitrine que atraia atenção do consumidor é importante conhecer o produto e o perfil dos clientes

O vitrinismo é a forma de criar ambientes e valorizar os produtos expostos em vitrines. O termo é pouco conhecido para aqueles que não atuam no setor de vendas, mas mesmo sem perceber os clientes sentem os efeitos e ficam mais dispostos a comprar. As técnicas de exposição e valorização dos produtos já são aplicadas há algum tempo em lojas de roupas, automóveis e supermercados. Algumas padarias também apostam na disposição estratégica dos produtos e, com orientação, o estabelecimento pode explorar ao máximo essa ferramenta de venda.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), 93,7% da população se sente influenciada pela vitrine na hora da compra e 75,7% já deixaram de entrar em uma loja por não terem gostado do que estava exposto. “Uma exposição de produtos bem feita deve atentar para o público-alvo e levar em consideração fatores como iluminação e altura dos produtos, entre outros”, afirma Vicente Carvalho, consultor do Sebrae.

O consultor ressalta que vitrine não é estoque. “Quer dizer, quanto menos produtos se mostrar em um ambiente bem elaborado, mais atenção eles despertam”, explicou. Segundo Vicente, a decoração de uma vitrine está ligada à percepção visual do consumidor. Para chamar atenção, a decoração não pode ser repetida por mais que 15 dias. É interessante realizar alterações de detalhes, caso contrário, as pessoas deixam de perceber o ambiente.

Mudanças simples, como expor melhor itens que não apresentem muita demanda, utilizar balcões de vidro que permitem melhor visualização dos produtos expostos, trazem resultados positivos. Até adotar técnicas culinárias para deixar os produtos mais atrativos visualmente, como pincelar pães, croissants e folhados com margarina antes de levar ao forno, ajudam a deixar a aparência brilhosa e de produto feito na hora. 

Outras técnicas mais direcionadas, como arrumar a vitrine de acordo com o período do dia e estilo de vida dos clientes, apesar de serem mais trabalhosas e exigirem estudo de mercado, também trazem resultado e ajudam muito na fidelização e conquista de novos clientes.

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