Sincabima
Sincabima

Histórico

  Logo Sincabima

SINDICATO  DAS  INDÚSTRIAS  DE  CACAU  E  BALAS, MASSAS  ALIMENTÍCIAS  E BISCOITOS,  DE  DOCES  E  CONSERVAS  ALIMENTÍCIAS  DO  ESTADO  DO PARANÁ - SINCABIMA 

Muito embora antes dessa data já tivesse iniciado suas atividades, porém foi em 20/06/1942  que saiu a nossa Carta Sindical e legalmente nossa fundação, inicialmente com o nome de Sindicato Patronal dos Fabricantes de Caramelos do Paraná, reconhecido, entretanto, sob a denominação de Sindicato da Indústria de Produtos de Cacau e Balas de Curitiba.

Nesse mesmo ano passou a chamar-se Sindicato Industrial de Cacau e Balas do Paraná.

O Sr. Luiz Basgal da empresa Chocolates Basgal, geriu com os demais diretores até 1947.

Juntamente com alguns outros poucos Sindicatos, fundaram a Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP, em 18/08/1944, quando então foi assinada a Carta Sindical.

De 1947 à 1987, tivemos a gestão do Sr. César Todeschini, das Indústrias Todeschini S/A, contando dentre demais diretores, o Diretor-Tesoureiro Sr. Adão Flores Nunes, da empresa Indústria e Comércio Pescador Ltda.

Desse período até 1990, o mandato foi ocupado pelo Sr. Pedro Achiles Todeschini, das Indústrias Todeschini S/A.

A partir de 17/09/1990, nossa abrangência passou a ser todo o Estado do Paraná, passando a denominar-se Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná.

De 1990 até 1993, tivemos também a presença atuante do Diretor Sr. Aloysio Ignácio Werlang, da indústria Fábrica de Chocolates Salware Ltda.

O sindicato inaugurou sua sede própria em 1998, com mais de 600 m2 de instalações, estabelecida à Rua General Teodorico Guimarães, 303 no Bairro Fanny, em Curitiba -  Pr.

Nas novas instalações, passou além das atividades normais a realizar também palestras, cursos aos seus associados, bem como as empresas associadas utilizam-na  para seus eventos e demais necessidades empresariais.

A idoneidade dos seus gestores tiveram tanta representatividade, que por diversas vezes em situações diversas ligadas às áreas de alimentação, no período compreendido entre 1974 à 2008, representaram a Federação das Indústrias do Estado do Paraná- FIEP.

 Em 15/08/1984 o nosso Sindicato juntamente com outros Sindicatos, fundaram a  ABIMA (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), com sede em São Paulo. Na ocasião, assumiu uma das vice-presidências o nosso ex-presidente o Sr. Pedro Achiles Todeschini, permanecendo no cargo por muitos anos.

Com a autorização para a instalação da Câmara de Conciliação Prévia,  sua primeira reunião ocorreu em 09/01/2001, permanecendo ativa até os dias atuais.

A abreviatura SINCABIMA foi incorporada ao nome do sindicato em 2003.

Por diversas gestões seguidas de 1993 até 2011, face ao excelente trabalho desenvolvido pela diretoria em todo esse período, ocupou o cargo de presidente o Sr. Pedro Achiles Todeschini.

A partir de julho de 2011, assumiu a presidência o Sr. Rommel Barion.

Ao longo desses 70 anos, o SINCABIMA tornou-se uma referência ímpar dentro de suas atividades, obtendo o respeito e consideração de seus associados/filiados, bem como das entidades sindicais.

Nossa história as vezes confunde-se com a da FIEP, pela luta constante em preservar e  fortalecer nossas indústrias em tudo que possamos representá-las.

Estamos de portas abertas a todos que queiram nos conhecer e ficaremos felizes se pudermos contribuir a todos  que nos procurarem.

Nossa satisfação é servi-los!