Simadi
Simadi
. - 10/01/2012

Otimismo com trabalho e cautela em 2012

Presidente da Fiep, Edson Campagnolo, aponta as perspectivas da indústria paranaense para 2012

Edson Campagnolo, presidente da Fiep (Foto: Gilson Abreu)

         Otimismo, mas sempre com responsabilidade e muita cautela. É assim que o industrial paranaense está enxergando o cenário econômico para o ano que vem. Não é para menos: apesar da crise internacional e da perspectiva de desaquecimento da economia brasileira, estamos muito bem posicionados. E avançando.

Novos investimentos importantes foram anunciados este ano no Paraná. É o caso da fábrica de processamento de milho da Cargill, em Castro, da ampliação da planta da Renault-Nissan, em São José dos Pinhais e da nova unidade da Caterpillar, em Campo Largo.

Desde 2002 nosso Estado registra a maior expansão industrial do país e já somos o quarto maior empregador brasileiro da indústria. O cenário deve se repetir nos próximos anos. Em 2012 o crescimento industrial paranaense deve ser 4% acima da média nacional.

Mas não é apenas por isso que encerro o ano feliz, confiante e esperançoso. Menos de três meses após tomar posse como presidente da Federação das Indústrias do Paraná, já recebi sinais de que a nossa entidade pode e vai contribuir para o desenvolvimento econômico, social e político do Paraná.

Primeiro pude vivenciar o Paraná receber medalha de ouro na maior competição do mundo em capacitação industrial. O aluno do Senai ficou em primeiro lugar na modalidade de Eletrônica Industrial, em um torneio em que o Brasil perdeu apenas para a Coréia do Sul. E nós, paranaenses, vencemos até a Coréia, em nossa categoria.

Depois, junto com os principais executivos da Fiep, do Sesi, do Senai e do IEL estive percorrendo todas as regiões do Estado, na nossa Caravana de Planejamento Estratégico. De ônibus, deixamos Curitiba e circulamos pelo Sudoeste, Oeste, Noroeste, Norte e pela região dos Campos Gerais.

Escutamos industriais, ouvimos representantes de sindicatos, interagimos com colaboradores do Sistema Fiep de cada cantinho do Estado.

Com tudo o que presenciamos e debatemos, vamos construir o Plano Estratégico da Fiep para os próximos quatro anos. Já adianto que iremos investir muito em Educação, Inovação, Representação Institucional da Indústria e lutar pela melhoria da infraestrutura e logística do Paraná.

Certeza tenho de que muitas batalhas virão pela frente. Precisamos também ampliar nossa atuação e defender as Reformas Política, Tributária, Trabalhista e Previdenciária.

Mas, estou confiante. A união do setor privado com o poder público tem tudo para encontrar ressonância e gerar importantes resultados.

Edson Campagnolo
Presidente da Federação das Indústrias do Paraná

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Filie-se

Associe-se