Siitep Pr
imagem
28/01/2015

Lei do cabeamento subterrâneo entra em vigor a partir de abril

Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, sanciona a lei que estabelece a substituição gradativa dos fios aéreos

O prefeito Gustavo Fruet sancionou no mês de janeiro a lei que determina a obrigatoriedade do aterramento dos cabos aéreos de Curitiba. A substituição dos fios por cabeamento subterrâneo deverá ser feita de forma gradativa pelas próprias empresas e concessionárias de energia elétrica, telefonia, comunicação de dados de fibra ótica e de TV a cabo. 

A nova regra passa a valer a partir do dia 16 de abril, 90 dias após a publicação da lei no Diário Oficial do Município. Na região central da cidade as empresas terão seis anos para cumprir a lei.

Quem desrespeitar o prazo vai pagar multa de 0,5% do faturamento mensal. As concessionárias que não apresentarem ou executarem projetos com instalação subterrânea receberão multa de R$ 5 mil.

O Poder Executivo terá que apresentar os projetos de revitalização de vias e calçadas às empresas que operam com fios e cabos aéreos com antecedência mínima de 180 dias. Todas as despesas oriundas da substituição ficará sob responsabilidade das empresas e concessionárias que façam uso das redes aéreas.

Histórico

A proposta que deu origem à lei foi apresentada pelo vereador Pedro Paulo em abril de 2013. A votação na Câmara Municipal - onde foi aprovada depois de muitas discussões e mudanças - aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro do ano passado.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Jinna - Sexta-feira, 05 de Agosto de 2016 - 08:59:49 - Comentar

People who gave up on their dreams are coming for yours. Protect your dreams by moving in silence. goahotelpackages


Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail