Siitep Pr
imagem
18/11/2014

CNI: Participação de importados na indústria atinge o recorde de 21,9%

O coeficiente de importação da indústria geral (extrativa mais transformação) aumentou 0,1 ponto percentual no terceiro trimestre e chegou a 21,9%, ante 21,8% no segundo trimestre de 2013, divulgou nesta quinta-feira na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Esse coeficiente mede a participação dos importados no consumo doméstico de produtos industriais no acumulado dos últimos quatro trimestres. Esse índice cresce desde o primeiro trimestre de 2010, quando foi de 15,9%, e no período de julho a setembro deste ano atingiu um novo recorde na série histórica, iniciada em 2007.

Já o coeficiente de exportações cresceu 0,2 ponto percentual e chegou a 19,4% no terceiro trimestre deste ano, ante 19,2% no segundo trimestre de 2013, o melhor resultado desde o terceiro trimestre de 2009.

"Pelo segundo trimestre consecutivo, o indicador praticamente não muda", avaliou, em nota, a CNI. Esse segundo índice mede a proporção da produção industrial doméstica que é exportada.

Diante do resultado, a CNI avaliou que "há uma tendência de redução no crescimento do coeficiente de penetração das importações de produtos industriais nos próximos trimestres". Isso porque o aumento desse coeficiente tem desacelerado ao longo de 2014.

"Já as exportações da indústria, apesar da desvalorização do câmbio e da desaceleração do mercado doméstico, não parecem iniciar uma trajetória consistente de crescimento", continuou a entidade patronal.

Quando o resultado é separado apenas para a indústria de transformação, o coeficiente das importações permaneceu estável entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano, em 20,3%, e "interrompe a trajetória de alta observada desde o segundo semestre de 2010", analisou a CNI. O coeficiente de exportação saiu de 15,5% para 15,6% no mesmo período.

 

Fonte: Valor Online

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Jinna - Sexta-feira, 05 de Agosto de 2016 - 08:57:44 - Comentar

POSITIVITY is one of the most attractive scents you can wear ! If you've been running around all day today - perspiring lots from all your challenging work - be sure to spray on some Positivity Scent (spritz, spritz!) before you head on home! goacouplespackages


Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail