Siitep Pr
23/05/2014

Oi e Portugal Telecom já operam como uma só empresa

Após uma operação de capitalização na Bolsa de quase R$ 14 bilhões, a Oi inicia nesse mês uma nova fase em sinergia com a Portugal Telecom para ganhar espaço no mercado e se consolidar como uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo. O presidente da operadora, Zeinal Bava, está fazendo desde semana passada um roadshow em dez estados brasileiros para alinhar a estratégia de gestão da empresa e reforçar as novas prioridades entre os funcionários das regionais. Hoje, ele chega a Curitiba, onde também se reunirá com clientes empresariais e franqueados. Em entrevista exclusiva concedida à Gazeta do Povo por e-mail, Bava fala sobre os investimentos feitos no estado, as expectativas com a Copa e o processo de fusão com a Portugal Telecom.

A Oi é uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo de 2014. É possível garantir que o serviço de telefonia e internet móvel funcionará de forma adequada durante os jogos? Várias operadoras já se mostraram preocupadas quanto ao andamento das obras necessárias de infraestrutura, como na Arena da Baixada.

Temos uma grande experiência no fornecimento de serviços de telecomunicações em grandes eventos, que são tipicamente muito complexos. Mas a Oi já fez isso no passado, como por exemplo na Copa das Confederações, na Conferência Rio+20, nos Jogos Panamericanos de 2007, entre vários outros eventos de grande porte. Por isso, acho que estamos preparados para mais esse desafio e confiantes de que a Copa será uma grande oportunidade para a Oi demonstrar a todos que tem um grande conhecimento na área de telecomunicações e uma grande capacidade de fornecer serviços nestes eventos complexos com qualidade.

Qual o papel de Curitiba e do Paraná nos planos de expansão da Oi? Há projetos, por exemplo, para ampliar a cobertura 4G oferecida pela operadora além da capital?

O investimento na melhoria da qualidade do serviço para o cliente é uma prioridade da Oi em todo o país. No Paraná, somente no primeiro trimestre de 2014, investimos R$ 65 milhões, que representam 25% a mais do que o mesmo período do ano passado. A Oi está investindo no Paraná. Por exemplo, instalando novos pontos de telefonia móvel e ampliando também a nossa rede. Outro exemplo é o 4G. Além de Curitiba, onde já operamos, podemos adiantar que Londrina, até o fim de maio, receberá o nosso serviço 4G.

Hoje a Oi é líder em market share na telefonia fixa brasileira, mas ocupa a quarta posição em se tratando do mercado de telefonia móvel. Quais são as estratégias da empresa para ganhar espaço na telefonia móvel, em um mercado altamente competitivo como o brasileiro?

Na telefonia móvel, estamos apostando em duas frentes: na estratégia de pré-pago, com ofertas atrativas como o Oi Galera, que foi pensado para o segmento jovem, alavancando também a nossa cobertura de wi-fi; no pós-pago, com o diferencial da convergência na internet, para aproveitar a explosão do consumo de dados. A rede Oi Wi-Fi já tem mais de 700 mil pontos de acesso no país e 37 mil são no Paraná. Por isso, quem é nosso cliente no Paraná vai poder também desfrutar de acesso wi-fi grátis, o que é um diferencial frente à nossa concorrência. Eu espero que tudo isso sejam razões para que mais clientes possam entrar na rede da Oi e ajudar a reforçar nossos investimentos. Quanto mais clientes nós tivermos, mais investimentos faremos, com certeza.

Há tempos, o mercado espera com grande expectativa a conclusão da fusão entre a Oi e a Portugal Telecom. Há alguma previsão sobre quando esse processo será concluído?

A operação de aumento de capital está concluída. A Oi reforçou a sua estrutura de capital captando R$ 8,25 bilhões em mercados internacionais. Essa operação foi uma manifestação de grande confiança do mercado na capacidade da Oi de entregar uma visão para o setor aqui no mercado brasileiro. Hoje, a Portugal Telecom e a Oi operacionalmente já estão integradas. O que se segue agora é um processo mais formal, que deverá estar concluído entre setembro e outubro. Mas hoje, as empresas operacionalmente já estão funcionando como se fossem uma.

Na prática, a fusão impactará de alguma forma o consumidor?

É importante salientar que esta nova empresa vai ter 100 milhões de clientes e será uma das 25 maiores empresas no mundo. Esse aumento de escala e essa maior capacitação tecnológica e de inovação, além de maior capacidade financeira, com certeza vão permitir que ambas as empresas, seja aqui no Brasil ou em Portugal, possam continuar a investir mais em cada um dos mercados e a oferecer os melhores serviços onde operam.

clique para ampliar>clique para ampliarZeinal Bava: fusão cria uma das 25 maiores empresas do mundo (Foto: GP)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail